ATIVIDADE ECONOMIA
Por: Fran Silva • 11/6/2017 • Artigo • 347 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
De um lado a política fiscal restritiva, onde contem a demanda de consumo interno e tenta conter a inflação, o banco central eleva a taxa de juros de tal forma que a linha de credito é caem, e a inflação normaliza porem o crescimento do PIB é desestimulado.
Esta pratica visa desvalorizar a moeda interna, seu objetivo é atrair compradores de outros países, estimulando a exportação e desestimulando a importação uma vez que o dólar aumenta, com a expansão na exportação e a diminuição da importação gera um equilíbrio na balança comercial.
Por outro lado a politica fiscal expansionista, que baixa o valor dos juros, impulsiona a produção e consumo interno, e eleva os gastos do governo, por outro lado o caixa do governo fica no limite, porem causa uma impressão de crescimento, mas é arriscado por fatores externos e a economia do Brasil não é solida.
Atualmente o povo Brasileiro passa por uma grande crise financeira, politica demasiada por investigação e comprovação de corrupção, refletindo na desconfiança de investidores externos e internos, no primeiro momento é necessário que a justiça apure as denuncias, julgue e puna quem fez algo fora da lei.
O Brasil necessita voltar a crescer, neste momento a economia utiliza a politica fiscal restritiva, porque é necessário dos ajustes das contas publicas que estão defasadas e descontroladas, creio que para isto é necessário enxugar a maquina publica, venda algumas estatais, no meu ponto de vista o governo deve ser o órgão fiscalizador e não ter controle sobre empresas, o sua única responsabilidade é a seguridade social, segurança e educação.
Após a implantação das medidas supracitadas, é necessário o estimulo da economia com a politica fiscal expansiva. Se o governo não precisar mais se preocupar com as estatais, além de capitalizar a venda dos ativos e se tornar um estado fiscalizador, poderá baixar o juros, incentivar o crescimento interno com obras de infraestrutura nas cidades e estados, porque no meu ver as rodovias devem ser privatizadas, e o papel do governo é manter a longo prazo a politica expansiva, gerando empregos e a confiança interna e externa.
...