A ECONOMIA COMPORAMENTAL
Por: danielle_lus • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 915 Palavras (4 Páginas) • 148 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Danielle Constantino Pacheco
ANTEPROJETO DE MONOGRAFIA
Petrópolis
2020
Danielle Constantino Pacheco
ANTEPROJETO DE MONOGRAFIA
Anteprojeto apresentado à Faculdade de Economia da Universidade Católica de Petrópolis, como requisito parcial à obtenção da aprovação da disciplina “Técnicas de pesquisa em economia”
Profª Drª. Vanessa Cristina dos Santos
Petrópolis
2020
SUMÁRIO
1. TEMA .......................................................................................................................... 4
2. JUSTIFICATIVA........................................................................................................ 5
3. PERGUNTA DE PESQUISA ....................................................................................7
4. OBJETIVO GERAL ..................................................................................................8
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS ........................................................................... 8
5. METODOLOGIA ...................................................................................................... 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................... 10
1. TEMA
Uma análise das contribuições da Economia Comportamental na racionalidade dos agentes econômicos e suas implicações para as decisões dos consumidores.
2. JUSTIFICATIVA
O objetivo deste projeto é apresentar o surgimento da Economia Comportamental e de que forma a crítica ao modelo neoclássico de tomada de decisões se constitui. A análise dos pressupostos neoclássicos, especialmente da racionalidade dos agentes, fez com que a Economia Comportamental tenha ganhado forças ao longo dos séculos XIX e XX por conta das grandes transformações, como o surgimento de diversas teorias embasadas nos mecanismos à tomada de decisões dos agentes econômicos.
Podemos definir a Economia Comportamental como um estudo aprofundado onde observa-se as influências sobre o comportamento econômico do indivíduo e suas decisões. Essa esfera da economia ganhou forças graças às pesquisas de dois psicólogos israelenses, Amos Tversky e Daniel Kahneman na década de 70, após a publicação de duas de suas obras: “Judgement Under Uncertainty: Heuristics and Biases” (1974) e “Prospect Theory” (1979) embasadas nos campos de economia experimental e psicologia econômica.
Assim sendo, a incorporação desses dois campos à economia, mais especificamente na análise da tomada de decisões econômicas pelos indivíduos, Kahneman e Tversky foram capazes de demonstrar como essas áreas são profundamente afetadas, também, por fatores cognitvos, sociais e emocionais, sugerindo assim a adoção de uma nova abordagem, mais realista, para interpretação do comportamento dos agentes econômicos.
Em oposição com os modelos neoclássicos, que assumem a hipótese básica e simplificadora de que os agentes são racionais e capazes de tomar decisões econômicas maximizando seus próprios interesses (preferências), os economistas comportamentais partem da ideia de que os agentes são seres irracionais, e portanto, nem sempre tomam as decisões de escolha ótima. Dessa forma, a partir de uma das premissas básicas adotadas na economia clássica, a Economia Comportamental foi capaz de analisar e alinhar seus modelos observando a economia real.
Com isso, o presente trabalho faz uma breve revisão da atual literatura estudada na Economia Comportamental, trazendo suas contribuições para a teoria microeconômica, mas especificamente no que corresponde ao comportamento do consumidor e à estratégia de preços das firmas. Discorrendo sobre alguns viéses no comportamento humano de acordo com a teoria comportamental, como já mencionado, caracterizado da premissa pouco plausível da racionalidade dos agentes.
3. PERGUNTA DE PESQUISA
Com a evolução da discussão sobre a temática nas vertentes do campo de estudo afim de consolidar e entender os processos de
...