A Economia Amazônica
Por: Ney Gonçalves • 6/9/2019 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Realizou-se uma busca integrativa com seguintes descritores: Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia e SUDAM.
Bases de dados usadas nessa busca foram: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do instituto Brasileiro de informação em ciência e tecnologia (IBICT); Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Eletrônica Cientifica Online (SCIELO).
Quatro foram as etapas de organização e coleta dos dados:
Levantamento das publicações na três bases de dados aqui estudas;
Leitura dos títulos e resumos dos trabalhos, selecionando os que fariam parte da nossa pesquisa. Neste ponto, foram considerados apenas o que enfocavam a SUDAM como tema central, excluindo os que possuíam os descritores em título, resumo ou palavras-chave.
Seleção do material, dessa forma, restaram apenas 6 trabalhos: 2 teses, três dissertações de mestrado e um artigo cientifico.
Levantamento de dados, considerando ano de publicação, autor, objetivo, método e resultados do estudo
Por se tratar de um estudo de revisão existem algumas limitações, uma das quais está o acesso a dados secundários e a insuficiência de novidade, uma vez que se analisa os resultados de outras pesquisas. No entanto, como as dissertações e teses foram privilegiadas, os resultados dessa pesquisa muitas vezes não foram publicados na forma de artigos científicos ou livros. Desse modo, o que pode ser um limite ao mesmo tempo pode representar uma potencialidade, proporcionando visibilidade aos estudos acadêmicos analisados.
A analise da produção acadêmica permitiu revelar diferenças de compreensão em relação à SUDAM, por fim, levou-nos a concluir que as temáticas aqui analisadas apontam para diferentes facetas da instituição, revelando ainda apreensões distintas acerca da representatividade desta entidade no desenvolvimento regional da Amazônia.
...