A Economia Prateada
Por: fefifafu • 26/10/2023 • Trabalho acadêmico • 1.418 Palavras (6 Páginas) • 147 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
ECONOMIA PRATEADA E A IMPORTÂNCIA DE SE PENSAR O FUTURO A PARTIR DO PRESENTE
Quando se fala em economia prateada, devemos pensar no aumento da expectativa de vida do ser humano, expectativa que na década de 40 era de 45 anos de vida, e saltou para 76 anos em 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Segundo o IBGE, na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) em 2021, 14,7% da população brasileira é composta por idosos. Representando 31,2 milhões de pessoas acima dos 60 anos.
E a tendência é que esse número aumente. Em projeção para 2100 a população de idosos no Brasil deve representar 40,3%, quase metade da população.
LONGEVIDADE TEM REFLEXO NA ECONOMIA
Uma maior longevidade dos brasileiros acaba refletindo na estrutura da economia diretamente. Devido ao aumento deste público consumidor, nasceu o conceito de “economia prateada”, mercado de consumo voltado para pessoas com idade superior aos 60 anos. Com este público vivendo em média, até 80 anos, se aposentar aos 60 e poucos anos significa um aquecimento neste mercado. As empresas estão percebendo que a demanda e as necessidades, como em qualquer outra faixa etária, estão crescendo e abrindo as portas para um novo mercado.
ECONOMIA PRATEADA: CONSUMIDOR E SUAS GARANTIAS
A economia prateada hoje está movimentando muitas empresas tanto no Brasil como no estrangeiro. A agência de relações públicas e marketing norte-americana FleishmanHillard indica que este segmento movimenta cerca de R$ 1,6 trilhão por ano. Existe hoje uma falta de ação comercial para este mercado. Uma pesquisa da Pipe.Social com a Hype60+, “Tsunami Prateado”, Mostra que 52% dos consumidores deste segmento não são fiéis a nenhuma marca. Com o público acima dos 75 anos chega ser mais ampla essa discrepância, chegando a 74%.
Por outro lado, gera oportunidades no segmento. Uma vez que as empresas que adotarem um foco para este mercado terão bastante êxito para o futuro.
Cada vez mais, os idosos ganham atenção das empresas e mostram sua força como classe consumidora, graças à melhora na qualidade de vida e mudança cultural.
Antes esse público era visto como uma população reclusa e dependente, hoje eles têm mais saúde, tomam suas próprias decisões e desfrutam a vida da mesma forma que os jovens. Para completar possuem maior estabilidade e patrimônio se comparado as gerações mais novas. Mesmo com esse crescimento óbvio, a economia prateada ainda caminha a passos lentos no país.
Olhando para o mercado percebemos que a ideia de juventude ainda está impregnada na mídia, e que existem poucos produtos e serviços pensados para o público maduro.
Para ter uma ideia, 63% dos negócios no Brasil são direcionados aos millenials, segundo um estudo da consultoria Hype60+ publicado na Exame.
Existem muitas oportunidades para empreender na economia prateada e aproveitar essa tendência demográfica e cultural. Por ser novidade, a economia prateada tem muito a ser explorado e tem muito espaço para inovação.
VARISPRAY
A indústria de cosméticos vem crescendo de forma vertiginosa entre o público masculino com o passar dos anos, tanto por conta da melhoria da saúde física quanto pela questão estética, os homens estão deixando o preconceito e o orgulho de lado e passando a cuidar mais de si mesmos.
Várias horas trabalhando sentado, em frente a computadores ou em mesas de reunião, ou mesmo em pé sem muita movimentação, aliados também ao passar dos anos e a falta de atividades físicas, impedem que a circulação sanguínea ocorra de forma satisfatória. O resultado desta má circulação é o aparecimento de varizes, veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Além do problema estético com o surgimento das varizes, surgem também as dores nas pernas causadas por esta vasodilação (aumento no diâmetro dos vasos sanguíneos).
[pic 5]
Pensando nisto, a Argo Menthor está lançando no mercado um produto inovador para o público masculino, principalmente voltado para homens seguros que não deixam que o passar dos anos transpareça os percalços da idade, trata-se do VariSpray.
O produto possuí aplicação rápida e local, podendo ser utilizado através de prescrição médica e voltado principalmente para os membros inferiores como pernas e pés. O spray criado pela Argo tem função de realizar a constrição dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, diminuindo as dores através de ação anti-inflamatória, reduzindo de forma rápida o inchaço das pernas e substituindo procedimentos invasivos como a escleroterapia, ou seja, fazendo desaparecer as varizes no local de aplicação.
Pensando na sustentabilidade utilizaremos embalagens de vidro. Por utilizar areia em sua produção, elas podem ser facilmente reutilizadas (até mesmo em casa), não liberam substâncias tóxicas e podem ser recicladas diversas vezes (quando descartadas corretamente). A vantagem do vidro em relação às embalagens biodegradáveis (que utilizam matérias-primas vegetais) é que a sua produção não compete espaço com a produção de alimentos.
Embalagens sustentáveis são uma forma de reduzir os danos causados pelos descartes. A embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta, pois é a única que pode ser reutilizada, retornada, reciclada e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima.
APRESENTAÇÃO DA EMBALAGEM E INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
[pic 6]
[pic 7]
PROCESSO PRODUTIVO, CUSTOS E LUCRO
Através de uma análise de mercado e realizando a estratificação dos custos humanos e materiais envolvidos no desenvolvimento e fabricação do produto a Argo optou por realizar a terceirização do processo de criação do VariSpray. De posse da patente do produto a estratégia é estabelecer uma parceria com um laboratório conceituado, fornecer a formulação, características, design e layout para fabricação e envasamento do produto, ficando a Argo responsável pelo controle produtivo, logística, marketing e comercialização, além dos encargos contábeis e fiscais relacionados a empresa.
...