TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia e Desenvolvimento Conceito

Por:   •  17/8/2018  •  Ensaio  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

Faculdade de Direito

Licenciatura em Administração Pública e Autárquica, 4º Ano

Estudante: Ramadane Gabriel Alfredo

Cadeira: Economia e desenvolvimento

  1. Conceito de Desenvolvimento

De acordo com Pereira (2010) “O desenvolvimento é um processo de transformação económica, politica e social através do qual o crescimento do padrão de vida da população tende a torna-se automático e autónomo” (p. 16).

O conceito acima faz-nos entender que, o desenvolvimento é processo social global, em que as estruturas económicas e sociais de um país sofrem contínuas e profundas mudanças para o bem-estar da população.

Na perspetiva de (Pereira 2010, p. 16), chama desenvolvimento quando houver uma transformação global, isto é, transformação nos seus três sectores: politico, económico e social. Portanto não tem sentido falar-se de desenvolvimento apenas económico, ou apenas, politico ou mesmo apenas social. Não existe desenvolvimento dessa natureza ou seja parcelado ou mesmo sectorializado. Se o desenvolvimento não trouxer consigo modificações de caracter social e politico; se o desenvolvimento social e político não for a um tempo o resultado e a causa da transformação económica, será porque de facto não tivemos desenvolvimento.

As modificações verificadas em um desses sectores terão sido tão superficiais, tao epidérmico, que não deixou traços. Pois um sistema social é constituído de relações tanto económicas como sociais e politicas. E como a própria expressão “sistema” sugere, essas relações são interdependentes, de forma que, quando algumas relações sofrem alterações, outras receberão necessariamente as influencias das modificações.

  1. IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Índice de Desenvolvimento Humano é um índice que serve de comparação entre os países, com o propósito de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. Cujo este índice é calculado através de dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Contudo, o país que fica mais próximo do 1, mais desenvolvido é este país.

Este índice também é usado para saber o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

Parar calcular o índice de desenvolvimento humano determina-se os seguintes factores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto.

  1. Como acelerar o desenvolvimento em Moçambique

Há, pelo menos, quatro razões principais que justificam a prioridade a atribuir ao processo de desenvolvimento rural no quadro do desenvolvimento da economia nacional: a maior parte da população vive no campo; a acumulação e a rentabilidade da economia nacional têm base no campo e são sustentadas pelo campesinato; equidade, uma das condições centrais para o desenvolvimento sustentável e rápido, requer o desenvolvimento rural; e o campo é palco da convivência e conflito da maior parte das forças políticas nacionais.  

Em primeiro lugar, mais de 70% da população de Moçambique vive no campo. Por conseguinte, nas zonas rurais trabalham e vivem a maioria dos agentes económicos do país, localizam-se os principais potenciais mercados e forças produtivas nacionais, localiza-se a potencial maior procura para bens de consumo e de investimento. Além disso, mais de dois terços da população pobre vive no campo, onde também mais se faz sentir a falta de infra-estruturas e serviços sociais e económicos com qualidade requerida para a satisfação mínima das necessidades de desenvolvimento económico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com