A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Por: quiquito1 • 29/2/2016 • Trabalho acadêmico • 3.844 Palavras (16 Páginas) • 292 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
LAÍS AUAD LOBO
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Goiânia, 2014
LAÍS AUAD LOBO
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
Pesquisa sobre a globalização da economia e suas consequências; Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Disciplina: Gestão das Relações no Trabalho; Professor: Eugênio de Britto; Curso: Administração; Período: 4º.
SUMÁRIO
Introdução ........................................................................................ 4
Desenvolvimento ............................................................................. 5 a
Mas afinal, o que é globalização? ................................................... 5 e 6
Mercado de Trabalho e Competitividade ........................................ 6 e 7
O Desemprego ................................................................................ 7
Empregabilidade e o Trabalho de Estágio ...................................... 7 e 8
Cooperativas de Trabalho ............................................................... 8 e 9
Representante Comercial e o Trabalhador Autônomo ................... 9 e 10
Inclusão no ensino e no trabalho
de pessoas portadoras de necessidades especiais ....................... 10, 11 e 12
Cidadania e Trabalho ..................................................................... 13
Inclusão Social ............................................................................... 14
Trabalho descente ......................................................................... 15
A dignidade Humana e a questão do assédio moral ....................15 e 16
Conclusão ....................................................................................... 17
Bibliografia .......................................................................................18 e 19
INTRODUÇÃO
Globalização é o conjunto de processos de trocas de informações, produtos, serviços e ideias entre países, empresas e pessoas.
A globalização gerou, e ainda gera, alguns impactos sociais, tecnológicos, políticos, culturais, nas relações humanas e de trabalho.
Este complexo fenômeno teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do sistema capitalista, da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial e dos grandes desenvolvimentos tecnológicos.
O impacto da globalização no mercado, no comércio, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia de acordo com o nível de desenvolvimento de cada nação.
DESENVOLVIMENTO
- Mas afinal, o que é globalização?
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, visível desde o século XX.
É um fenômeno que integrou a economia, a cultura e a política de todos os países, transformando o mundo numa “Aldeia Global”.
Esse processo quebrou barreiras nacionais proporcionando uma expansão capitalista, possibilitando transações financeiras e expansão de negócios – que eram até então restritos ao mercado interno- para mercados distantes e emergentes. Porém, esse processo ocorre em diferentes escalas e possui consequências distintas entre os países, sendo as nações ricas as principais beneficiadas pela globalização, porque conseguem expandir seus negócios com mais facilidade, tem uma tecnologia mais avançada, possuem maiores recursos e estabilidade econômica e capacidade de produzir em larga escala.
O processo de globalização passa por 4 (quatro) estágios:
- Estágio Doméstico: o mercado potencial é limitado pelo mercado nacional, com todas as instalações de produção de marketing localizada no país.
- Estágio Internacional: As exportações aumentam e as empresas começam a adotar uma abordagem multi doméstica, utilizando uma divisão específica para lidar com o marketing em vários países.
- Estágio multinacional: As empresas têm instalações de produção de marketing situadas em vários países, e suas vendas para fora do país representam mais de um terço.
- Estágio Global: São as empresas internacionais que ultrapassam a centralização em um determinado país.
Além de fatores econômicos e sociais, a globalização também interfere em aspectos culturais. O grande fluxo de informações obtidas por programas de televisão, sites e rádios exercem influência em alguns hábitos humanos.
- Mercado de Trabalho e Competitividade
Ao longo da Revolução Industrial, o mercado de trabalho substituiu as fazendas pelas fábricas. Gradativamente as indústrias oferecem menos emprego, por causa da evolução da tecnologia, embora estejam produzindo cada vez mais.
A modernização das fábricas vai proporcionando produtos melhores e mais baratos, ampliando o mercado interno de consumo e ocupando um espaço maior no mercado externo ou global.
A maior pressão dentro das organizações está relacionada com o desenvolvimento tecnológico e das continuas inovações, no sentido de proporcionar uma maior produtividade e qualidade no trabalho. Isso significa que a produtividade e a qualidade proporcionam competitividade através de produtos com melhor qualidade e de preços mais acessíveis. O novo desafio da globalização não é mais um simples campeonato nacional ou sul-americano, mas uma verdadeira olimpíada mundial.
...