A HISTÓRIA SECRETA DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.
Por: JONATAS TARGINO ARAUJO UFC • 16/2/2022 • Resenha • 482 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
Universidade Federal do Ceará
Nome: Jônatas Targino Araújo
Matrícula: 497232
Disciplina: Introdução às Ciências Sociais Aplicadas – Turma: 01
Resumo do Documentário: A HISTÓRIA SECRETA DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA.
O Documentário “A História Secreta da Obsolescência Programada” aborda a história da obsolescência programada, que é o ato de fazer um bem se tornar obsoleto, ou seja, perder a sua utilidade mesmo estando em perfeito estado, o que gera um aumento no consumo. Uma estratégia empregada pela indústria, que existe há muitos anos, o que resulta em um consumo exacerbado para aumentar as vendas dos seus produtos, acarretando em um consumo desenfreado e irresponsável, que gera danos cada vez mais irreparáveis no meio ambiente.
No início do documentário, é mostrado a história de Marcos, quando ele vai fazer uso de sua impressora e ela simplesmente para de funcionar, mesmo estando em ótimo estado. Então ele resolve procurar ajuda para consertá-la, mas o conselho que todos os vendedores lhe dão é de que adquira uma nova impressora, se ele aceitar, será mais uma vítima da Obsolescência Programada, que provoca um consumo exagerado, fazendo que o cliente consuma por mera diversão, não por necessidade, se tornando cada vez mais insatisfeito, e acaba entrando num ciclo vicioso de querer produtos novos, melhores, mais avançados.
A estratégia da Obsolescência Programada acontece desde os anos 20 quando os fabricantes começaram a diminuir a vida útil dos produtos para aumentar suas vendas. Como foi o caso das lâmpadas que tiveram sua vida útil reduzida em 1.000 horas e das meias femininas e que nunca desfiavam, mas a alegria durou pouco, pois como as meias duravam muito e não tinham vendas, os fabricantes tiveram que criar outro produto mais frágil e que desfiava fácil.
A Obsolescência Programada é um sintoma do mundo globalizado e capitalista em que vivemos, ela promove um grande fluxo de resíduos que vão parar em países subdesenvolvidos como por exemplo Gana, na África que recebe milhares de toneladas de lixo eletrônico. Esse lixo é deixado em lixões à céu aberto, afetando de maneira severa o meio ambiente. Muitas famílias tiram o seu sustento dessas sucatas, vendendo o material que conseguem reciclar, mas com isso, estão se expondo a condições insalubres e ao perigo. Vai chegar o dia em que não haverá mais lugares para se colocar tanto lixo.
O documentário nos mostra uma denúncia e também um alerta de que se continuarmos com a economia do desperdício e o consumo desregrado, quem irá pagar a conta serão as próximas gerações e o meio ambiente. Precisamos urgentemente rever a forma de como produzimos e de como consumimos.
...