A História do Pensamento Econômico
Por: Leonardo Martins • 11/5/2020 • Resenha • 533 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
1) Apresente, em linhas gerais, as principais contribuições ao pensamento econômico que foram consolidadas por Alfred Marshall.
- Segundo Brue, “Marshall popularizou o método diagramático moderno para a economia — para o desespero dos estudantes iniciantes — que ajudou a elucidar certos princípios fundamentais. Embora fosse um matemático experiente que generosamente colocou a matemática nos rodapés e nos apêndices, era cético em relação ao valor geral da matemática na análise econômica.”
- Além do foco matemático com o estudo das ciências econômicas, Marshall também passou a desconsiderar o termo “Economia Política”, comum nos anos dele, e passou a se opuser ao conceito de homo economicus, por considerá-lo excessivamente simplificador, e procurou considerar o indivíduo enquanto agente econômico sempre inserido num determinado contexto sociocultural, abandonou essa denominação e passou a se utilizar da expressão “economia” (economics).
- Outro fator importante é a visão social do autor, segundo ele “A economia é um estudo da humanidade na atividade comum da vida; ela examina a parte da ação individual e social que está mais intimamente ligada aos resultados e ao uso dos requisitos materiais do bem-estar.”
- A teoria do valor de Marshall é de extrema importância, de acordo com Ottolmy Strauch o auto “conseguiu, graças principalmente à introdução do elemento tempo como fator na análise, reconciliar o princípio clássico do custo de produção com o princípio da utilidade marginal, atribuído à escola austríaca (Menger), Walras e Jevons mas que, diz Marshall, lhe foi inspirado por Von Thünen. “Ao introduzir o fator tempo na análise econômica pela distinção entre curtos e longos períodos, ele procurou, com efeito, determinar o papel do custo objetivo de produção (longos períodos) e o da utilidade marginal (períodos curtos) na determinação do valor dos bens e serviços”.
2) Nos termos de Alfred Marshall, qual o significado de rendimentos crescentes?
Parafraseando Brue, Marshall acreditava que, normalmente, temos rendimentos de escala crescentes na indústria. A medida que o trabalho e o capital aumentam, a organização e a eficiência melhoram. Somente quando confiamos demais na natureza, como na agricultura, que temos rendimentos decrescentes. Portanto, se todos os fatores de produção utilizados na indústria se expandirem, o custo por unidade de produção aumentará.
Porém, o autor também afirmava que, na maioria das indústrias, o custo da matéria-prima conta pouco, e a lei de rendimentos de escala crescentes não tem quase nenhuma resistência. Segundo ele, se a indústria seguir a lei de rendimentos de escala crescentes, o aumento na demanda fará com que o preço caia, e a produção será maior.
3) De que forma Alfred Marshall apresenta o Preço da Oferta?
A oferta é controlada pelo custo da produção. Marshall concebeu a ideia da oferta não como uma quantidade simples, mas como uma curva. A oferta é uma série inteira de quantidades que apareceria em toda a série de preços. Em relação à oferta, Marshall também aplica o princípio marginalista, embora não utilize o princípio subjetivista. O custo no longo prazo é dado pela quantidade de trabalho empregada, que tem o seu valor dado pelo custo de produzir o trabalho. O preço é determinado totalmente pelas condições da demanda. No curto prazo, a oferta e a procura podem variar. A oferta ainda está limitada pela quantidade fixa de capital, que representa um custo fixo.
...