A Introdução Economia
Por: marcoantonio121 • 26/10/2022 • Trabalho acadêmico • 727 Palavras (3 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
EXERCÍCIOS – TEMA 5
- Disciplina: Introdução à Economia – Prof. Dyego Arruda
- Nome da/o aluna/o: Caio Silva de Azevedo
- Data da entrega do exercício:05 /01/2021
(1) De que modo o governo pode influenciar na configuração da economia? Justifique a sua resposta.
O governo é o órgão principal de um país e ele influencia muito na economia, pois ele tem o poder de ditar muitas regras do jogo. Ele pode estabelecer preços máximos e mínimos de bens e serviços, isso normalmente acontece quando ele entende que o preço praticado é injusto para o vendedor ou comprador, se um governo estabelecer um preço máximo maior que o praticado no mercado não mudará o equilíbrio, mas caso ele aplique um preço máximo menor que o equilíbrio de mercado isso vai causar um desequilíbrio e gerará escassez. Caso o governo aplique um preço mínimo menor que o equilíbrio de mercado isso não afetara o equilíbrio, mas se um governo estabeleça um preço mínimo maior que o equilíbrio isso fara com que diminua a oferta e sobrem produtos já que a empresa não pode baixar os preços para se desfazer. O governo também pode estabelecer impostos, os impostos servem para bancar os gastos públicos como os da educação, saúde e defesa, etc. quando o governo estabelece um imposto em um certo produto, ele afeta tanto compradores e vendedores, pois compradores passam a pagar mais pelo produto e vendedores passam a recebem menos. Os impostos também desencorajam atividades do mercado. Assim podemos dizer que a economia é regida pela lei oferta e demanda e demanda e pelas leis do governo.
(2) O que são externalidades? De que forma o governo pode influenciar na economia, caso ela apresente externalidades negativas? Justifique a sua resposta, inclusive, considerando o contexto da pandemia de Covid-19 e as externalidades negativas que surgiram ante à essa conjuntura de crise sanitária e social.
Externalidades são as consequências da ação de terceiros que acaba recaindo sobre alguém, as externalidades podem ser positivas por exemplo, a popularização do trabalho e do estudo em casa, é certo que muitas empresas continuarão no “home office” após o fim da crise, outra externalidade positiva é o grande avanço da medicina e na produção de vacinas, pelo grande investimento nessas áreas depois do início da pandeia de COVID-19, além das positivas existem as externalidades negativas como a grande crise econômica que o país enfrenta devido à crise sanitária que gerou um aumento das taxas de desemprego durante a pandemia. O governo para amenizar essas externalidades criou diversos auxílios econômicos para pessoas como o auxílio emergencial e para empresas como facilitação a empréstimos e linhas de créditos. O governo deve sempre tentar combater as externalidades negativas e para isso ele pode criar normas, leis, regulamentações e cobrar impostos maiores de quem causa externalidades negativas (imposto de Pigou) isso para amenizar as externalidades negativas.
.
(3) O que são bens públicos? Por que os bens públicos não são passíveis de serem “precificados”? Justifique a sua resposta.
Bens públicos são bens não rivais e não excludentes, por exemplo a praia, ninguém pode ser proibido de ir à praia e o fato de uma pessoa ir à praia não impede outra de ir. Um bem público não é passível de ser precificado, pois são na maioria bens essências e previsto em lei sua gratuidade, além disso eles estão presentes de forma abundante como a praia, lagos e montanhas. A carência de preço dos bens públicos pode acabar gerando um abuso ou mal-uso do bem como por exemplo a poluição da praia, sendo assim função do poder público tomar conta dos bens da sociedade e tomar medidas de proteção aos bens como conscientização da população para não descartar lixo na praia.
...