A Introdução à Economia
Por: DEDRANA • 12/3/2019 • Trabalho acadêmico • 673 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
Avaliação à Distância 1 – AD1
Disciplina – Introdução à Economia
1) Apresente as definições de bens substitutos e bens complementares citando exemplos.
[pic 1]
Bens substitutos – definem-se como bens concorrentes entre si no mercado. O consumidor escolherá um bem em substituição ao outro em função do preço mais atrativo. Exercem basicamente a mesma função. A queda do preço de um aumenta a demanda do outro. Exemplo: Carne de frango e carne bovina.
Bens complementares – são bens que exercem entre si uma relação de complementaridade. Desse modo, o que ocorre com um bem influencia diretamente seu complemento. O consumo dos bens complementares no mercado sofre alterações de forma conjunta, já que são consumidos em conjunto para satisfação da necessidade de quem demanda. A variação de preço de um afeta diretamente o outro (oscilação da demanda). Seja comprando mais para aproveitar o preço que pode aumentar ou em outro momento ou até mesmo deixando de consumir. Exemplo: carro e gasolina.
- Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de água de coco numa determinada cidade. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de demanda neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo.
[pic 2]
A demanda do produto, ao ser deslocada para a direita, refere-se ao aumento da intenção da compra do produto em questão. Uma variável que pode ter influenciado no deslocamento da demanda pode estar relacionada ao fator climático do local ofertado, uma vez que os consumidores são afetados pelo clima e então podem estar mais propensos a consumires mais líquidos para suprir a necessidade de hidratação que se intensifica em dias com temperaturas mais elevadas.
Desse modo, houve aumento da demanda por conta das necessidades dos compradores.
O preço e a quantidade do produto sofrem aumento, como sinaliza o novo ponto de equilíbrio exposto no gráfico da análise.
- Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de manteiga em uma determinada localidade. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de oferta neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo.
[pic 3]
No gráfico da questão analisada percebe-se que o comportamento do consumidor não sofre alteração. O que ocorre é uma alteração da curva da oferta para a esquerda, revelando uma redução da oferta da manteiga na localidade. A mão de obra utilizada para produzir a manteiga pode ter encarecido, sobrecarregando os gastos da produção do alimento e assim diminuindo a margem de lucro do produtor. Assim, ocorre diminuição da oferta por considerar que não vale a pena produzir a quantidade inicial e vender mais caro o produto. A situação é refletida pela posição O” na curva da oferta e seu novo ponto de equilíbrio com um preço mais elevado e menor quantidade disponibilizada.
...