A Microeconomia em Concorrência Imperfeita
Por: cauefazio • 20/12/2019 • Trabalho acadêmico • 3.917 Palavras (16 Páginas) • 374 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CAMPUS SWIFT
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
153W – Microeconomia em Concorrência Imperfeita
CAUÊ FAZIO DA SILVA – RA: B9959J-5
CAMPINAS
2019
CAUÊ FAZIO DA SILVA – RA: B9959J-5
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
153W – Microeconomia em Concorrência Imperfeita
Trabalho de Conclusão da Disciplina 153W – Microeconomia em concorrência imperfeita, apresentada como exigência para a avaliação no curso de Ciências Econômicas da Universidade Paulista, sob orientação do coordenador do curso.
Orientador: Prof. Rubens T. Arakaki
CAMPINAS
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
TEMA 1- ESTRUTURA DE MERCADO DE CONCORRENCIA IMPERFEITA 5
Assunto 1- Concorrência monopolística 5
Assunto 2- Monopólio 6
Assunto 3 – Poder de monopólio 8
TEMA 2- MAXIMIZAÇÃO DE LUCROS E OFERTA COMPETITIVA ...............9
Assunto 1 - Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros 9
Assunto 2 - Demanda e receita marginal para uma empresa competitiva 11
Assunto 3 - Escolha do nível de produção no curto prazo.........................12
Assunto 4 - Curva de oferta no curto prazo da empresa competitiva.......14
Assunto 5 - Curva de oferta de mercado no curto prazo ...........................17
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................22
INTRODUÇÃO
Temos como objetivo do trabalho apresentar dois temas dentre eles o tema de estrutura de mercado de concorrência imperfeita, dentro desse tema vamos abordar três assuntos diferentes, concorrência monopolística, monopólio e poder de monopólio. O segundo tema a ser abordado será maximização de lucros e oferta competitiva, dentro deste tema serão abordados cinco assuntos diferentes e importantes para a complementação do trabalho, os assuntos que serão abordados são: Receita marginal, custo marginal e maximização de lucros; Demanda e receita marginal para uma empresa competitiva; Escolha do nível de produção no curto prazo; Custo de oferta no curto prazo da empresa competitiva; e a Curva de oferta de mercado no curto prazo.
TEMA 1- ESTRUTURA DE MERCADO DE CONCORRENCIA INPERFEITA
Na estrutura de concorrência imperfeita parte de um mercado ou um consumidor com poder suficiente que influencia no preço e na quantidade.
O poder de influencia dos preços de um ou de um numero reduzido de consumidores é uma situação decorrente da concorrência imperfeita. Duas características desse tipo de mercado são: Produtos diferenciados e preços diferenciados para cada um dos produtos.
Assunto 1 – Concorrência monopolística
Na economia a concorrência monopolística, onde existe varias empresas cada uma dessas empresas cria-se marcas e ou produtos tendo suas diferenciações. As diferenciações seriam nos tipos, qualidades ou localização também é caracterizada por não haver barreiras de entrada.
Concorrência monopolística é em economia conhecida como um tipo de concorrência imperfeita, onde existem varias empresas, cada uma vendendo um produto ou uma marca, que acabam sendo diferentes em termos de qualidades, como por exemplo: Refrigerante, existem varias marcas que produz o mesmo, mas cada um tem uma composição diferente, uma textura, um sabor, entre outros detalhes.
Neste tipo de concorrência são produzidos produtos distintos, porem, com objetivos próximos passíveis de concorrência, na exercendo um monopólio (onde apenas uma empresa ou marca é dona do mercado), e não vivenciando uma concorrência perfeita (onde encontramos uma situação limite em que nenhuma empresa ou nenhum consumidor detêm o poder suficiente de influenciar o preço de mercado).
Por esses motivos que a concorrência monopolística é considerada uma com concorrência intermediaria a concorrência perfeita e o monopólio.
Fontes de diferenciação dos produtos:
- Características físicas dos produtos;
- Forma de apresentação dos produtos;
- Reputação da marca (produto);
- Diferenças induzidas pela publicidade;
- Localização das empresas.
Três pressupostos do mercado monopolista
- Alto numero de consumidores, que individualmente não influenciam no preço.
- Todos os membros da indústria têm as mesmas funções custo e enfrentam a mesma função procura.
- Sempre a espaço para novas empresas (indústrias), entrarem no mercado.
Assunto 2 - Monopólio
O monopólio é considerado um mercado que tem apenas um vendedor, mas composto por diversos compradores. No monopólio o produtor tem a qualidade de ser único, caso decida elevar o preço do produto, não terá preocupação com a concorrência, que cobrando um preço menor, buscaria captar uma parte maior do mercado.
O monopolista controla de maneira completa a quantidade de produtos que será colocado à venda, mas não significa que poderá cobrar o preço que quiser m seus produtos.
Em busca de maximizar os lucros o monopolista deve determinar seus custos e as características da demanda de mercado. O conhecimento da demanda de mercado e o custo é determinante para a empresa em termos econômicos. A partir dai o monopolista precisa tomar a decisão do quanto produzir e vender.
A curva da demanda de mercado vai apresentar o preço unitário que o monopolista ira receber. De modo equivalente ele poderá determinar o preço, uma vez que a quantidade que vendera será obtida através da curva da demanda de mercado.
...