A Origem e evolução histórica do conceito
Por: JorgeMiguel93 • 24/5/2018 • Projeto de pesquisa • 2.389 Palavras (10 Páginas) • 289 Visualizações
Índice
Capitulo I 2
Introdução 2
Delimitação do Tema 3
1.4. Justificativa 3
1.5. Objectivos da Pesquisa 4
1.5.1. Objectivo Geral 4
1.5.2. Objectivos específicos 4
Capitulo II 5
2. Revisão Bibliográfica 5
2.1 Conceitualização 5
Origem e evolução histórica do conceito. 5
Capitulo III 9
3. Análise e Interpretação de Resultados. 9
3.1. Caracterização do Estudo de Caso. 9
Capitulo IV 10
4. Conclusão e Recomendações. 10
4.1. Conclusão. 10
Referências Bibliográficas 11
Capitulo I
Introdução
No contexto de um mundo globalizado, em que a competição faz parte da vida diária dasempresas, há, contínua e progressivamente, a necessidade de se tomar decisões acertadas contribuindo para o crescimento da organização. Gerir uma empresa, hoje, exige conhecimentos, habilidades, competências, visão estratégica e principalmente, métodos que possibilitem um suporte ao processo de tomada de decisão. A sociedade maioritariamente estruturada numa óptica de economia de mercado exige que a função da auditoria seja mais interveniente no diagnosticar de determinadas situações, como, a viabilidade da empresa, apreciação da economia, eficiência e eficácia da empresa, etc. Neste sentido, o papel desempenhado pela auditoria interna tem emergido com um elevado grau de desenvolvimento.
A auditoria interna pode contribuir de forma significativa para reduzir os riscos associados ao exercício das actividades dos gestores, num ambiente de competitividade e que lhes exige frequentes tomadas de decisão e até mesmo alteração de planos. Nesta perspectiva a auditoria interna deve ser encarada como um instrumento que permite aos responsáveis agir com maior segurança e controlar a empresa com mais conhecimento.As instituições financeiras, por tratarem directamente com a gestão do risco, vêem-se obrigadas a contarem com equipes de auditores preparadas para verificar a correcta aplicação dos procedimentos e apontar possíveis falhas na operação destas instituições.
Portanto, este trabalho tem como objectivo analisar aspectos importantes e actuais da auditoria interna na gestão de instituições financeiras. Consiste em mostrar até que ponto a auditoria interna tem importância no processo decisório das empresas, de que forma a empresa pode alcançar um resultado desejado, com a garantia de maior controle, procura demonstrar que a auditoria interna é um instrumento de grande relevância dentro de uma empresa, podendo então propiciar informações seguras, reduzindo desperdícios e evitando fraudes, conseguindo com isto ter uma real noção do que acontece dentro da empresa.
O trabalho é composto por um capítulo, sendo o primeiro respeitante a introdução, objectivo geral e específicos, formulação do problema, justificativa e questões de investigação.
2. Delimitação do Tema
A presente pesquisa irá abordar o Contributo da Auditoria Interna como ferramenta de auxílio a gestão nas instituições financeiras, explicando de forma clara as suas vantagens e desvantagens, limitações, modo de actuação, departamentos onde ela actua com frequência e alguns procedimentos.
1.3. Formulação do Problema
Auditoria interna compreende os exames, analises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficiência, eficácia e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente de gestão de riscos, com vista a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objectivos (Attie, 2007, p. 34).
Até que ponto a auditoria interna contribui na gestão eficaz das instituições Financeiras?
1.4. Justificativa
O presente tema tem uma relação directa com o contexto social moçambicano, visto que nos últimos tempos temos assistido situações em que várias empresas operam sem a existência de um departamento de auditoria interna, pois ainda não há conhecimento dos benefícios que a empresa tem com a existência de um departamento de auditoria interna. Este desconhecimento favorece a possibilidade do não cumprimento das regras estabelecidas pelo Sistema de Controlo interno.
Os possíveis resultados da pesquisa podem contribuir para a evolução do conhecimento prático, com vista no bom desempenho das empresas, trazendo assim um contributo significativo no tocante a eficácia e eficiência da gestão empresarial.
Este trabalho não pretende esgotar o tema, mas chamar atenção para crescente importância da Auditoria Interna motivada pela pressão do dia-a-dia de quem tem de cumprir objectivos em diversas áreas.
1.5. Objectivos da Pesquisa
- Procurar esclarecer os parâmetros que concernem a Auditoria Interna no interior tanto como também no exterior.
1.5.1. Objectivo Geral
- Analisar de que forma é que a auditoria interna contribui ou não para um bom desempenho organizacional.
1.5.2. Objectivos específicos
- Definir auditoria interna;
- Indicar os objectivos da auditoria interna;
- Indicar as funções da auditoria interna nas instituições financeiras;
1.5.3. Metodologia
A metodologia de pesquisa usada nesta patente, foi o método científico, bibliográfica e consultas em pessoas que dominam a matéria em causa e licenciados no curso.
Capitulo II
2. Revisão Bibliográfica
2.1 Conceitualização
Origem e evolução histórica do conceito.
Segundo Tato (1998), o termo “auditoria tem origem latina (audire, que significa ouvir) e foi usado pelos ingleses para classificar a tecnologia contabilística da revisão “to audit” (examinar, corrigir, inspeccionar, certificar).”
Ao contrário da contabilidade - que, segundo Alberton (2002, p.13) surgiu a.C., quando o Homem “deixou de ser simples colector de alimentos naturais e passou a produzir alguma coisa, tendo sido introduzida a necessidade de medir, controlar, trocar” - a história da auditoria não é tão precisa, havendo, por isso, diferentes teorias para o seu surgimento.
...