A definição de vetores e seu uso
Projeto de pesquisa: A definição de vetores e seu uso. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaTonelli • 25/10/2014 • Projeto de pesquisa • 304 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ
FABIANA DE ANDRADE
FERNANDO RODRIGUES SOLER
MARCOS DE ANDRADE
ROGER ALEXANDRE ARRUDA SANTOS
TEMA
CUIABÁ-MT
2014
FABIANA DE ANDRADE – RA: 8410146146
FERNANDO RODRIGUES SOLER – RA: 8074846057
MARCOS DE ANDRADE – RA: 8410126258
ROGER ALEXANDRE ARRUDA SANTO – RA: 8205970009
TEMA
Trabalho solicitado pelo professor Leonair Neves Souza da disciplina de Algoritmo e programação do curso de Engenharia Civil, 2º semestre, como avaliação de aprendizagem.
CUIABÁ-MT
2014
1 Definição de vetores e sua utilização
Em computação um Vetor (Array) ou Arranjo é o nome de uma matriz unidimensional considerada a mais simples das estruturas de dados. Geralmente é constituída por dados do mesmo tipo (homogêneos)e tamanho que são agrupados continuamente na memória e acessados por sua posição (indíce - geralmente um número inteiro) dentro do vetor. Na sua inicialização determina-se o seu tamanho que geralmente não se modifica mesmo que utilizemos menos elementos.
Podemos trabalhar com vetores numéricos, executando operações sobre eles da mesma forma como executaríamos com variáveis numéricas comuns. Devemos assumir que ao declararmos um determinado vetor[índice], com um índice específico, estamos fazendo referência a um número.
2 Implementação de vetores e matrizes em linguagem C
Uma matriz é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciadas por um único identificador (nome), onde cada variável é diferenciada através de um número chamado “índice” que fica entre colchetes no fim do nome da variável (sem espaços).
Como qualquer variável, um vetor ou matriz deve ser declarado no início do programa. Um vetor ou matriz pode assumir qualquer tipo de dados que podemos atribuir a qualquer variável. Quando efetuamos uma declaração de um vetor ou matriz, o número entre colchetes mostra qual o valor máximo de posições que ela irá possuir. Desta forma, dentro do programa poderemos variar de zero até o número explicitado na declaração do vetor para acessar ou atribuir dados a ele. Esse número pode ser substituído quando necessário por uma variável do tipo int.
...