A globalização do conhecimento local
Tese: A globalização do conhecimento local. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindalinda12 • 3/6/2014 • Tese • 523 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
1. Globalizar o conhecimento local
A existência de sistemas capazes de gerenciar adequadamente a identificação de fontes internas e externas de conhecimento, capturar, aqui usado no sentido de formalizar, modelar, arquivare referenciar as fontes identificadas, distribuir permitindo o acesso, a difusão, a exploração e a interação com o usuário e finalmente atualizar, mantendo os arquivos e referências às fontes em dia com alterações ocorridas e sua relevância no contexto empresarial, torna possível a gestão do conhecimento.
Entretanto, para efetivação deste apoio podem ser utilizados os modelos de sistemas de informação, que facilitam a estruturação das informações para fins de suporte à decisões empresariais e geração de conhecimentos. Os conceitos de gestão do conhecimento,, pressupõe o mapeamento dos ativos intelectuais da organização, e sua disseminação por toda a organização, procurando impulsionar espiral do conhecimento através da socialização das melhores práticas. No modelo convencional, cada uma das bases de dados funcionaispoderia executar este tipo de atividade mas de forma dispersa em cada função empresarial o que poucocontribuiria para a organização como um todo.
Além dos procedimentos e/ou dos processos de seleção e organização das informações parasua efetiva utilização e para atender a essa situação de maneira adequada, os gestores da empresanecessitam de sistemas de informação efetivos, que processem o grande volume de dados gerados e produzam informações válidas, úteis e oportunas.
As informações oportunas podem ser conceituadas como todas as informações que são geradas para a tomada de decisão também oportuna, produzidas a partir de uma base de dados única composta pelos dados e pelo funcionamento das funções empresariais da empresa. Ou seja, informação oportuna é a informação gerada de forma completa, com qualidade e antecipada.
A possibilidade de acesso as informações oportunas por todos os níveis da organização, permitido pelas tecnologias emergentes, seria equivalente a disseminação das melhores práticas da organização pois, são o resultado de análises, combinações e comparações entre informações da base única de dados e portanto, seriam também equivalentes ao conhecimento pois, agregam valor as atividades empresariais.
As empresas tem como opção a utilização de tecnologias emergentes, para facilitar o processo de tomada de decisão dos gestores, visando atender sua complexidade, crescimento, modernidade, perenidade e competitividade. Numa abordagem mais moderna, a informação deixa de estar dividida em estratégica, tática e operacional e passa a ser executiva visando dar efetivo suporte a tomada de decisões oportunas em todos os níveis. Sendo assim, todos os clientes e/ou usuários das informações executivas são denominados executivos.
Diante da evolução de todos estes estudos e informações discutidas, pode-se então descaracterizar Modelo Convencional de Sistemas de Informação, na medida que as empresas necessitam de modelos decisórios dinâmicos e sistemas de informações competentes, O Modelo
Convencional de Sistemas de Informação apesar de ser antigo ainda não está presente em todas as empresas que utilizam de Tecnologias de Informações. De qualquer maneira, o dinamismo da empresa e de seus negócios,
...