A importância dos recursos energéticos hoje
Artigo: A importância dos recursos energéticos hoje. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: idhfiasof • 27/11/2014 • Artigo • 475 Palavras (2 Páginas) • 4.012 Visualizações
trema importância dos recursos energéticos, hoje, o mundo dá-lhe cada vez maior atenção. Na vida quotidiana, o nível de dependência, do cidadão comum, em relação ao uso dos recursos energéticos não é baixo. Como podemos constatar, os recursos energéticos estão relacionados com a nossa vida, desde a preparação diária do pequeno almoço, os meios de transporte utilizados para chegar ao local de trabalho, os equipamentos informáticos instalados nos gabinetes, até nas horas de lazer e de ver televisão após o regresso a casa. Imagine como seria a vida contemporânea sem luzes, telefones, televisores, aviões e automóveis!
Em resumo, as energias podem ser usadas directamente ou após transformação. Fornecem à humanidade luz, calor, força motriz, sendo essas energia equivalentes a depósitos que servem de base à produção de outro tipo de energias. Em palavras mais simples, os recursos energéticos são a fonte energética utilizada para manter a sobrevivência da humanidade. Há vários métodos de classificação dos diferentes tipos de recursos energéticos, sendo os mais frequentes: as energias primária e secundária, as renováveis e não renováveis, as convencionais e as novas.
Energia primária e energia secundária
A fonte de energia primária é uma fonte de energia que existe em forma natural, na natureza e pode ser obtida directamente sem sofrer alterações nas suas características básicas, destacando-se: o carvão mineral, o petróleo e o gás natural, a energia eólica e geotérmica, etc. Algumas destas energias podem ser utilizadas directamente, constituindo estas, a luz e o calor que necessitamos para a vida quotidiana. Porém, há outras energias que só depois de serem transformadas é que podem satisfazer as necessidades de produção e da vida.
A energia primária, após modificação, transforma-se num produto energético de outras características, passando a ser conhecida por energia secundária, como por exemplo: a energia eléctrica, o carvão mineral, o vapor e vários tipos de produtos petrolíferos. Para corresponder às necessidades dos consumidores, grande parte das energias primárias são transformadas em energias secundárias de fácil transporte, distribuição e utilização.
Energias renováveis e energias não renováveis
As energias renováveis são aquelas existentes na natureza que se regeneram continuamente e se recuperam de forma ordenada. Como por exemplo: a energia solar, as energias hidráulica, eólica e biológica que se obtêm da primeira. Estas energias são renováveis e não se extinguem com o seu uso prolongado.
As energias não renováveis são aquelas que se formam ao longo de milhões de anos e que, a curto prazo, não se recuperam, como por exemplo: o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e a energia nuclear. Com a sua exploração intensiva, estas energias vão-se reduzindo progressivamente até um dia se esgotarem totalmente.
Presentemente, a humanidade consome maioritariamente os recursos não renováveis, atingindo a
...