TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA TEORIA GERAL DE SISTEMA NO ORÇAMENTO DA UNIÃO (RESENHA CRÍTICA)

Por:   •  9/9/2016  •  Resenha  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

APLICAÇÃO DA TEORIA GERAL DE SISTEMA NO ORÇAMENTO DA UNIÃO

                                (RESENHA CRÍTICA)

ALMEIDA, Francisco Alberto Severo de. Aplicação da Teoria Geral de Sistema no Orçamento da União. Contabilidade, Gestão e Governança, 2009.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e Pós doutorado pela Universidade do Porto – Portugal, Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás e líder do Grupo de Pesquisa Egesi - Estratégia em Gestão, Educação e sistema de Informação. Desenvolve, em conjunto com o Departamento de comunicação e Jornalismo da Universidade do Porto, investigação sobre o processo da gestão da informação e inovação em rede de cooperação.

O artigo trata sobre o Sistema Orçamentário da União e se este possui as principais características para ser considerado de forma técnico-cientifica um sistema, e para isso o autor traz as principais fundamentações e autores que buscam explicar a formação e características de um sistema. Além de explicar sobre o orçamento e a partir disto apresenta o funcionamento do Sistema Orçamentário da União, para se chegar à resposta da questão suscitada. O trabalho é dividido em seções para melhor compreensão, com o total de quinze folhas.

O autor explica o que tem acontecido na última década, em que a ideia de sistema tem sido utilizada como modismo, sem a devida fundamentação teórica, o que corrobora para que alguns profissionais caracterizem como sistema suas atividades, quando não são, a explicação é que a contextualização é fruto da aplicação dos paradigmas cartesianos, que possui caráter reducionista, onde vê o todo como simples soma da parte.

É possível em uma breve análise da sociedade atual identificar que os sistemas empregados, em um conjunto de elementos concretos ou abstratos, não mais se aplicam aos paradigmas cartesianos, considerando o complexo desenvolvimento das inter-relações sociais, o que autor consegue identificar e fundamentar ao explicar que a realidade sistêmica baseia-se na interdependência e na inter-relação de suas partes constituídas no processo dinâmico, criando uma totalidade, em que cada comportamento individual é de suma importância para o todo.

O artigo trata sobre diversos tipos de sistemas conhecidos que são classificados entre abertos e fechados, considerando o critério de terem ou não relação com o meio ambiente, entretanto, de certo para não perder o foco, explica, de forma breve, somente as características que possui os sistemas abertos. Superada as informações sobre sistema o autor elucida sobre orçamento e seus princípios.

O aclaramento sobre orçamento consiste como instrumento que apresenta objetivos e metas que a administração pública decide levar a efeito em determinado período financeiro, entretanto assume caráter múltiplo, ou seja, político, econômico, pragmático, e financeiro. O trabalho expõe que o Orçamento Geral da União é descrito pelo conjunto de leis de iniciativa do executivo e traz as finalidades que possuem essas leis, em exposição breve e inequívoca.

. O orçamento, trata o autor, é meio de legitimação no plano de ação governamental e do controle sobre o executivo, em que o objetivo principal é impedir arbitrariedade de impostos e conciliar os interesses divergentes dos grupos sociais. Durante algumas páginas o trabalho além de explicar sobre orçamento, mostra os objetivos que devem ser atingidos e descreve os ciclos do processo orçamentário

        Finalizando as informações do artigo, é exposto a visão sistêmica do orçamento da União, em que sua visão de sistema é explicada pela organicidade, globalidade e agregatividade das etapas descritas no ciclo orçamentário, o que deixa claro que o autor chegou à conclusão de que o Orçamento da União, segundo os preceitos da Teoria Geral dos Sistemas, é sim, considerado um sistema, e ainda é composto por quatro subsistemas: de elaboração das propostas de leis orçamentárias; de aprovação das leis orçamentárias; de execução orçamentária e; de controle e avaliação. A fim de deixar mais claro o funcionamento dos subsistemas o artigo apresentou as principais entradas e saídas dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com