TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APSEN

Resenha: APSEN. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje o bom administrador será tão melhor quanto mais apto for para exercer as atividades que o computador não faz, como planejar uma estratégia, liderar pessoas e processos. Ele deverá estar atualizado com o mercado de produção logística, finanças.”

Segundo Katz (1986), um bom administrador não se baseia somente no que ele é (suas características), mas sim no que faz (as habilitações no trabalho feito). Assim uma boa administração fundamenta-se em três habilitações básicas: técnicas, humana e conceitual.

Habilidade técnica: Katz enfatiza que conhecimento é a aptidão especializada. Das três habilitações, é a mais conhecida por exigir uma qualificação de quase todas as pessoas. É responsável por grandes progressos na indústria moderna e essencial a um bom funcionamento, sendo sua grande importância em níveis administrativos mais baixos.À medida que o administrador evolui em suas funções tendo apoio de executivos habilitados e aptos em resoluções de seus próprios problemas, a habilitação técnica vai

Na APSEN uma das teorias que se constata é a teoria clássica: focando seu trabalho nos colaboradores numa máxima eficiência da organização. Como idealizador da teoria clássica FAYOL relata 14 itens para uma melhor organização e desenvolvimento das tarefas como um todo, presentes também na APSEN, cito elas:

1° Divisão do trabalho: Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fabrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2° Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contra partida da autoridade.

3° unidade de comando: Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

4° Unidade de direção: O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para o grupo de atividades com os mesmos objetivos.

5° Disciplina: Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho valida pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

6° Prevalência dos interesses gerais: Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

7° Remuneração: Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

8° Centralização: As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

9° Hierarquia: Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando a risca uma linha de autoridade fixa.

10° Ordem: Devem ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa em seu lugar.

11° Equidade: A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário `a empresa.

12° Estabilidade dos funcionários: Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre o desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

13° Iniciativa: Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com