AS CONCEPÇÕES SOBRE O CAPITALISMO E O SOCIALISMO
Por: Bia Reis • 22/9/2021 • Dissertação • 388 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
FACULDADE DE PETROLINA - FACAPE
Disciplina: Fundamentos de Economia Prof.: Caliane Borges
Turma: P1 - Ciências Contábeis - Tarde Data: 01/03/2021
Aluno(a): Beatriz Cavalcanti Coelho Reis
CONCEPÇÕES SOBRE O CAPITALISMO E O SOCIALISMO
A passagem da Europa do feudalismo ao Capitalismo envolveu uma revolução econômica, visto que a relação entre senhor e servo foi substituída por comerciantes e artesãos livres que passaram a investir dinheiro em manufaturas. Nas manufaturas já existia a divisão social do trabalho, partindo da divisão interna de funções, que com a introdução de novas técnicas e equipamentos de trabalho deram origem à indústria. O capitalismo ganha força com o aumento da industrialização, através do acumulo de capital, tendo características como o trabalho assalariado, propriedade privada dos meios de produção e a livre concorrência.
Do ponto de vista econômico, observamos a alteração na forma de extração da mais-valia, que na teoria clássica está fundamentada em função da quantidade de tempo expropriado do trabalhador pelo capitalista, retirando-se o excedente e, por conseguinte, o lucro. Nessa conjuntura, grandes contingentes populacionais são excluídos da esfera da produção e do trabalho formal, pois o capitalismo absorve apenas aquela parcela de trabalhadores imprescindíveis a manutenção do sistema.
Com a grande força do capitalismo, a sociedade europeia se dividia em duas classes: a burguesia, que detinha a riqueza, e o proletariado, que possuía a mão-de-obra e encontrava-se em péssimas condições de trabalho. Com isso, surge o Socialismo como uma forma de repensar o sistema capitalista, defendendo a igualdade entre o povo, abolição da propriedade privada, centralização do poder no Estado e socialização dos meios de produção.
É notório que há inúmeras diferenças entre os dois sistemas econômicos, enquanto o capitalismo defende um Estado menor, com a valorização do lucro , o socialismo defende que a propriedade privada deixe de existir e a divisão de renda seja controlada pelo governo. Pode-se concluir, portanto, que ambos possui vantagens e desvantagens, e que atualmente há predominância do capitalismo por estar ligado a globalização.
...