ATPS: Administração de Recursos Materiais
Seminário: ATPS: Administração de Recursos Materiais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferannda • 19/11/2013 • Seminário • 471 Palavras (2 Páginas) • 484 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Departamento de Administração
Disciplina: Administração de Recursos Materiais
Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes
Turma: 100.2.5
Data: 16/04/2009
Alunos: Gildeon de Sousa Paixão- 06/33852
Yuri Sousa- 08/42931
Hugo Ariel- 08/31328
Renam Cassius Mendes Souza- 09/56317
Guilherme Gontijo- 08/30739
Laiane Mara Borges- 05/35168
1. Analisar os textos e tentar enxergar qual ralação tem com o que foi abordado no curso.
Ao analisar o estudo de caso da Dell, podemos observar o quanto é dinâmico o processo da cadeia de suprimentos, pois a forma como a empresa estudada desenvolveu novas idéias utilizando a tecnologia de informação para criar um modelo de negócio ágil em que a distribuição, a venda direta ao cliente e a montagem sob encomenda, eliminou os custos de estocagem e as despesas com revendedores. Nesse caso podemos observar o bem sucedido processo de customização, em que o objetivo seria melhorar o nível de serviços prestados ao cliente e aumentar a competitividade da organização.
No caso da HP observamos que as etapas da logística, em que o suprimento, a transformação e distribuição, são controladas de forma fragmentada impedindo a ideia de processo, que de modo geral, pode ser definida como a seqüência de atividades e de relação de dependência entre os agentes participantes do processo. Talvez saindo da visão fragmentada para focar no todo logístico, a organização consiga achar a solução para o problema para o excesso de estoques.
2. Selecionar os pontos importantes nos textos.
Os assuntos mais importantes tratados no texto sobre o modelo de negócio da Dell, foi a brilhante ideia de integração virtual que customizou os serviços da empresa de Michael Dell. Outro importante ponto foi a ideia intitulada de modelo direto de negócio, em que três características predominam, são elas: evitar o canal de distribuição, vender diretamente ao cliente e a montagem sob encomenda.
Já no caso da HP o problema em discussão era, ter o produto disponível para atender o cliente, e simultaneamente diminuir os estoques para atingir as metas da alta gerencia da empresa. Limitar a quantidade de estoques era o grande desafio, e para que isso ocorresse é necessário analisar as incertezas decorrentes da produção, como: remessas atrasadas, rendimento no processo de produção e previsão de demanda, que deveriam ser bem analisadas.
3. Comparar as semelhanças e diferenças e como elas se combinam.
No caso da HP fica claro que os estoques altos são ativos improdutivos, e que manter estoques de segurança não garante um estoque considerado razoável. Observa-se também que manter um estoque zero na fábrica não significa ter estoque zero na distribuição, talvez a solução esteja na mudança do modo de distribuição ao cliente
...