ATPS ECONOMIA
Por: 122112 • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.156 Palavras (17 Páginas) • 269 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ALUNOS: Lays L. Santos - R.A: 8094909836
Marcela S. Mendes - R.A: 8073845453
Marcia Cristina Carvalho - R.A: 4997026000
Paula Renata - R.A: 1295476804
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Teoria da Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis, turno noite, da Universidade Anhanguera Educacional, ministrado pela professora Margareth Moreira.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância do sistema contábil (normas), pois é essencial para o bom funcionamento da economia, todas as decisões sobre a finalidade a dar aos recursos dependem da credibilidade das informações financeiras.
Além de exemplificar e conceituar os tipos de sociedades existentes, deixamos em evidencia a importância da composição das demonstrações contábeis, trazendo também uma maior compreensão sobre os conceitos de Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivo.
- Qual o objetivo da Contabilidade?
O objetivo da Contabilidade além de fornecer aos usuários, independentemente da sua natureza, um conjunto básico de informações tem como também plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
- Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade?
Os fatores que demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade são quando o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo assim conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio de ovelhas, mortes, etc. Outro fator é o período econômico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme, ou seja, símbolos gravados em barro ou placa de argila, dando-se os primeiros passos para os registros. As próprias placas de argila serviam como relatórios. Outra evolução foi observada, principalmente, nas escritas em papiro, descoberto pelos egípcios. A fase logica-racional é a fase pré cientifica da contabilidade. Com o desenvolvimento econômico em 1970 e valorização no mercado de trabalho para os contabilistas.
- Quem são os usuários da contabilidade?
Os usuários são todas as pessoas que tenham interesse na avaliação de sua situação patrimonial, onde pode ser divididos internos e externos.
- USUÁRIOS INTERNOS:
Gerentes ou Administradores: para tomada de decisões
Funcionários: com interesse em pleitear melhorias
Diretoria: para a execução de planejamentos organizacionais
- USUÁRIOS EXTERNOS:
Bancos: análise econômico-financeira para aprovar empréstimos.
Concorrentes: interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado
Governo: que necessita obter informações sobre as receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional no que concerne a sua parcela de tributação e planejamento macroeconômico.
Fornecedores: interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comerciais com a entidade, além de medir a garantia de recebimento futuro.
Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.
- O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?
Bens tangíveis são aqueles que podem ser tocados, que têm existência física, como por exemplo, terreno. Bens intangíveis são aqueles representados por direitos, por exemplo, marcas e patentes.
- O que são bens, direitos e obrigações:
Bens é aquilo que possui valor econômico onde possa ser convertido em dinheiro. São eles: bens móveis: veículos ou ate mesmo animais; bens Imóveis: árvores, edifícios e terrenos; bens tangíveis: os que podem ser tocados; bens intangíveis: marcar e patente chamado patrimônio liquido.
Direitos é o poder de exigir alguma coisa, tudo aquilo que você tem direito sobre o que tem pra receber, tanto como uma venda de mercadoria, ou salários a receber, contas a receber, títulos a receber etc..
Obrigações são as dividas, valores a serem pagos a terceiros, como por exemplo, aluguéis a pagar, contas a pagar (luz, água, IPTU, etc..) e salários a pagar.
- Qual a finalidade de um balanço patrimonial?
É a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período, todos os provisionamentos e ajustes terem sidos feitos, ou seja, o balanço patrimonial apresenta a situação patrimonial da empresa.
- Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultados? Cite exemplos.
Contas patrimoniais são as que representam os elementos componentes do patrimônio. Dividem-se em ativas (bens e direitos) e passivas (obrigações e patrimônio liquido). Exemplo: fornecedores, duplicatas a pagar.
Contas de resultados são as que representam as variações patrimoniais. Dividem-se em contas de despesas e contas de receitas. Exemplo: água e esgoto.
- Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?
Tem por finalidade oferecer uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.
- Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique
O sistema contábil (normas) é essencial para o bom funcionamento da economia, todas as decisões sobre a finalidade a dar aos recursos dependem da credibilidade das informações financeiras. Informações que também são utilizadas pelo público para tomar suas decisões. Estas informações para serem confiáveis devem seguir a norma, ou seja, estar de acordo com a sistemática contábil.
...