ATPS: Economia
Seminário: ATPS: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mongagua • 29/10/2013 • Seminário • 748 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
1) Quais são os problemas econômicos fundamentais? Explique cada um deles.
Desejo
Enquanto as necessidades básicas para a sobrevivência humana (comida, água, abrigo, saúde e educação) são importantes no funcionamento da economia, os desejos humanos são a força que dá forma à demanda por bens e serviços. Para restringir o problema econômico, economistas devem classificar a natureza e os diferentes desejos dos consumidores, assim como priorizá-los e organizar a produção para satisfazer o maior número de desejos possíveis.
Uma das suposições feitas na economia e pelos métodos que tentam resolver o problema econômico é que humano é de maneira geral ganancioso, e assim o mercado deve produzir o máximo possível para satisfazê-los. Esses desejos sãofrequentemente classificados em desejos individuais (que dependem das preferências e da paridade de poder de compra do indivíduo) e desejos coletivos (aqueles de comunidades inteiras). Coisas como comida e roupas podem ser classificadas tanto como desejos quanto como necessidades, dependendo do tipo do bem e com que frequência ele é consumido.
Escolha
O problema econômico revolve fundamentalmente em torno da idéia de escolha. Devido à escassez dos recursos disponíveis, as empresas devem determinar o que produzir primeiro para satisfazer à demanda. Os consumidores são obviamente a maior influência nessa escolha, uma vez que os bens que desejam devem se encaixar nos seus orçamentos e paridade do poder de compra.
Custo de oportunidade
É um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".[1] São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
2) Quem são os Agentes Econômicos? Explique cada um deles.
Agentes econômicos: são os responsáveis pelas ações econômicas que desenvolvem em um sistema econômico:
Famílias (ou indivíduos) – fornecem os recursos de fatores (trabalho, capital, recursos naturais etc.) de sua propriedade aos outros agentes. Atuam como consumidores. Empresas (privadas e públicas) – são os agentes produtores de bens e serviços, que compõem o aparelho de produção da economia nacional. Organizam fatores produtivos e destinam o resultado de sua atividade ao mercado (onde a produção atinge seu destino final).
Governo (administração pública) – são órgãos que se dedicam a prestar serviços à sociedade, que são consumidos pela coletividade. Seus produtos são
...