ATPS: Economia
Seminário: ATPS: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heididill • 22/11/2013 • Seminário • 2.531 Palavras (11 Páginas) • 467 Visualizações
Questões referentes Custos de Produção
1. Defina produto, insumos e função de produção.
PRODUTO é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Portanto, como produtos, consideramos bens físicos, serviços, eventos, pessoas (Pelé, George Bush, etc.), locais (Havaí, Veneza, etc.), organizações, (Greenpeace, Exército da Salvação, etc.) ou mesmo idéias (planejamento familiar, direção defensiva, etc.)
INSUMO designa um bem ou serviço utilizado na produção de um outro bem ou serviço. Inclui cada um dos elementos (matérias-primas, bens intermediários, uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços.
No seu conceito mais amplo insumo é a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.
FUNÇÃO DE PRODUÇÃO é a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção em determinado período de tempo. Expressa a relação entre as entradas (inputs) e as saídas (outputs) de uma organização. Ou seja, descreve, de forma gráfica ou matemática, os outputs que deverão ser obtidos da combinação de diferentes quantidades de inputs. Particularmente, ela mostra a maior quantidade possível de output que pode ser produzida por unidade de tempo, com todas as combinações de inputs, dados fatores inerentes ao processo e o estado da tecnologia disponível.
2. Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.
A lei dos rendimentos decrescentes é tipicamente um fenômeno de curto prazo, com pelo menos um insumo fixo. É uma teoria que expressa a relação econômica da utilização de unidades adicionais de trabalho. Também conhecida por lei das proporções variáveis ou lei da produtividade marginal decrescente, esta lei afirma que, em todo processo produtivo, se a quantidade de um insumo for aumentada e a quantidade dos outros insumos permanecer constante, a produção total por insumo irá cair. Isso não quer dizer, entretanto, que a produção total vai cair.
3. Defina produto total, produto marginal e produto médio.
Mostre as principais relações entre esses conceitos.
PRODUTO TOTAL é a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.
PRODUTO MARGINAL é um conceito básico e pode ser definido como o resultado extra produzido por uma unidade de produção, a mais que uma entrada.
PRODUTO MÉDIO é a relação entre o produto total e a quantidade do fator de produção, em determinado período de tempo.
4. Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.
O raciocínio da maximização é o seguinte: suponhamos que a empresa esteja num ponto de produção em que a receita marginal supere o custo marginal Nesse caso, o empresário terá interesse em aumentar a produção, porque cada unidade adicional fabricada aumenta seus lucros, já que sua receita marginal é maior que o custo marginal. suponhamos agora um outro nível de produção.Nesse caso ,o empresário terá interesse em diminuir a produção.Em conseqüência , o empresário fabricará a quantidade de seu produto no ponto em que Rmg=Cmg, pois desse modo seu lucro total será máximo.
5. Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.
A visão econômica é mais global, olhando mais para o mercado e a visão contábil-financeira é específica, centrando-se mais no detalhamento dos gastos da empresa específica. As principais diferenças entre esses conceitos são: custos de oportunidade e custos contábeis; externalidades (custos privados e custos sociais) e custos e despesas.
6. Explique as diferenças entre os conceitos de lucro contábil, lucro normal e lucro econômico.
LUCRO CONTÁBIL é a diferença entre a receita e os custos efetivamente incorridos (custos contábeis, explícitos).
LUCRO NORMAL é o custo de oportunidade de capital.
LUCRO ECONÔMICO, chamado também de lucro extraordinário, é a diferença entre a receita e o total dos custos contábeis e custos de oportunidade.
7. Conceitue break-even point e diga qual conceito de lucro é levado em consideração.
Break-even point, traduzindo, ponto de equilíbrio. Esse ponto representa o nível de produção em que a receita total é igual ao custo total (lucro total zero), e a partir do qual a empresa passa a gerar lucros. Trata-se de um conceito mais utilizado pelas empresas e que não considera os custos de oportunidade, mas apenas os custos contábeis, explícitos, que envolvem desembolso financeiro. Por essa razão, é pouco citado na literatura econômica, que sempre considera os custos de oportunidade.
8. Defina receita marginal e custo marginal.
RECEITA MARGINAL é o acréscimo da receita total da empresa quando esta vende uma unidade adicional de seu produto.
CUSTO MARGINAL é o acréscimo do custo total de produção da empresa quando esta produz uma unidade adicional de seu produto.
9. Explique o que são externalidades positivas e externalidades negativas.
EXTERNALIDADE POSITIVA ou economia externa é quando uma unidade econômica cria benefícios para as outras, sem receber pagamento por isso. Exemplo: a beleza do jardim do vizinho.
EXTERNALIDADE NEGATIVA ou deseconomia externa é quando uma unidade econômica cria custos para outra, sem pagar nada por isso. Exemplo: Uma indústria que polui um rio e impõe custos à atividade pesqueira.
10. Quais as diferenças entre custos e despesas?
CUSTOS são gastos associados ao processo de fabricação do produto e DESPESAS são associadas ao exercício social e alocadas ao resultado
...