Analisar a situação vigente de uma empresa
Tese: Analisar a situação vigente de uma empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivica73 • 30/4/2013 • Tese • 776 Palavras (4 Páginas) • 567 Visualizações
Introdução e Objetivos
O objetivo deste desafio é analisar a situação vigente de uma empresa real e observar
suas necessidades mais evidentes. A partir da constatação dessas necessidades, desenvolveremos um projeto que supra essa demanda. Para tanto, levaremos em consideração as pessoas envolvidas, o tempo de execução, o orçamento e a estrutura necessária. Ciente que todo momento lidamos e envolvemos com pessoas, por exemplo, equipe do projeto, cliente envolvido, quem financia o projeto e outras áreas envolvidas e até mesmo os fornecedores. Não podemos confundir projeto com um novo negócio, projetos podem ser de vários tamanhos e tipos, e podem englobar diferentes áreas de atuação, não tendo assim nada a ver com a criação de um novo negócio.
O projeto contará com cinco etapas: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento.
Conceito
Gerenciar um projeto é a aplicar técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Isso envolve desde iniciá-lo até finalizá-lo, passando pelas etapas de planejamento, execução e atividades de controle.
Segundo o Project Management Institute (PMI), gestão de projetos é a aplicação de “conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas aplicadas às atividades do projeto para atender ou exceder as expectativas dos patrocinadores ou acionistas”
A Gestão de Projetos é um desafio que exige habilidades técnicas para alcançar um aglomerado de objetivos pré-concebidos. Os recursos e a prática podem ser entendidos com mais clareza através de seus processos e componentes. Como disciplina, a administração de projetos surgiu em alguns segmentos com aplicações diferentes.
Mas, afinal, o que é um projeto? (Microsoft Press, p. 4, 1998) define: “Um projeto é uma seqüência bem definida de eventos, com um início e um final identificáveis. O foco de um projeto é obter uma meta identificada.”
Porém, é importante lembrar que a gestão de projeto tem o seu tempo de execução definido e que contrariamente difere de outras operações e/ou gestões permanentes da empresa. A gestão de projeto exige ações muito específicas, mesmo porque, segue algumas rotinas comuns para o gerenciamento, manutenção, controle de integração, tempo de início e fim, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.
1ª ETAPA
Qualquer projeto de melhoria necessita ser tocado por times ou equipes treinados nas ferramentas da qualidade, já que as métricas financeiras são fundamentais para definir prioridades e viabilizar os investimentos necessários para sua implantação. Deve-se ressaltar que, quando se tratam de programas de sugestões ou círculos de controle da qualidade, com objetivos de incremento da moral e motivação das pessoas, este enfoque econômico ou financeiro não será adequado. Nesses casos, pelo fato de não requererem investimentos, esses programas vão contribuir para um melhor desempenho da organização.
A utilização de recursos e investimentos, e a adoção destes modelos como estratégia de negócios, tornou o processo de mensuração econômico-financeira como parte integrante no ciclo de melhorias das empresas. Mesmo assim, qualquer projeto deve necessariamente incluir:
...