Análise do texto – Gilson Schwartz
Artigo: Análise do texto – Gilson Schwartz. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tscpmi • 20/11/2014 • Artigo • 833 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
Análise do texto – Gilson Schwartz
O BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e desenvolvimento) é uma instituição financeira internacional que fornece empréstimo para países em desenvolvimento. Ele começou em 1945 junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o acordo Geral de Tarifas e Comércio(GATT), a missão inicial do BIRD era de financiar a reconstrução dos países devastados pela segunda guerra mundial. Com o passar do tempo à missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres com o auxílio financeiro. Tem como seu objetivo a redução da pobreza, o banco desenvolve uma estratégia exclusiva para cada país em questão, já o governo por sua vez identifica as prioridades do país e as metas para redução da pobreza enquanto o banco alinha seus esforços de ajuda.
Em 1980 a consequência da concessão de empréstimos para a redução da pobreza fez com que surgisse uma divida do terceiro mundo, onde a divida dos países em desenvolvimento cresceu a uma taxa de 20% ao ano. Isso fez com que países em desenvolvimento aderissem rapidamente a seus três principais ingredientes, abertura do mercado, redução no papel do estado, estimulação a entrada de investimento estrangeiro.
A globalização econômica trouxe um crescimento no mercado de trabalho, no ano de 2000 o volume do comercio mundial cresceu 12%, a taxa de crescimento em 1990 foi de 7% ao ano.
A globalização acelerou o processo de fusão e incorporação de empresas multinacionais, outra característica importante foi a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias em outros países desenvolvendo assim a economia local, além de expandir tecnologia a nível mundial, trouxe novas perspectivas e modalidades para o mercado de trabalho, uma exemplo disso é a internet que agiliza grande parte dos processos.
Com o crescimento econômico, favoreceu muito os pobres, porém não solucionou o problema da pobreza no mundo, o relatório lembra que a melhoria na renda média e a redução da pobreza nem sempre andam juntas, pois quando a renda média aumenta pode não acontecer a mesma coisa com a pobreza.
Por outro lado a globalização desencadeou uma crise onde multinacionais transferiam suas produções para outros locais onde a mão-de-obra é mais barata, tentando baratear os custos da produção, no entanto levou ao aumentou do desemprego mundial e a redução dos salários dos trabalhadores urbanos e rurais, essa nova ordem econômica se sustenta com a pobreza humana e com a mão de obra barata.Com a desregulamentação do mercado de trabalho os direitos dos trabalhadores foram anulados, contribuindo assim para o aumento da pobreza mundial.
Um relatório do BIRD indica um crescimento considerável na pobreza mundial,números absolutos de pessoas vivendo sem nem uma condição com menos de US$1 por dia,dados mostram que passou de 1,2 bilhões em 1987 para 1,5 bilhões hoje e se persistir estes dados iram aumentar em 2015 para 1,9 bilhões,segundo o banco BIRD 4,4% de pessoas que vivem e países em desenvolvimento cerca de 60% não tem acesso a saneamento básico,um terço não tem água limpa 25% não tem moradia própria e 20% estão sem acesso a médicos.a crise econômica levou 2,6 milhões de crianças a situação de pobreza,20% dessas crianças não completam cinco anos de escolaridade e não tem alimentação
...