Aprofundar o conhecimento sobre o gerenciamento de inventário e adquirir sua influência para o bom trabalho de todo o sistema logístico da organização e obter uma nova visão do futuro nas organizações
Seminário: Aprofundar o conhecimento sobre o gerenciamento de inventário e adquirir sua influência para o bom trabalho de todo o sistema logístico da organização e obter uma nova visão do futuro nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ACOLAIADOS • 1/10/2014 • Seminário • 567 Palavras (3 Páginas) • 629 Visualizações
Atualmente a Logística vem sendo utilizada como ferramenta de competitividade pelas organizações, uma gestão de estoque eficaz visa reduzir custos com a produção e armazena-gem.
Muitas empresas buscam manter estoques mínimos para tentarem obter vantagem com-petitiva no mercado. Com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso em forma de estoques. Mas, será que essa é a melhor solução? Outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a varia-ção da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seu cliente, ela gera a oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes, correndo riscos de perdê-los.
Ou então, se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido à um atraso do fornecedor, a empresa terá sua imagem denegrida junto ao mercado e, para conseguir restabelecê-la acarretará em grandes custos. Daí a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoque de segurança.
O Objetivo dessa etapa é aprofundar os conhecimentos sobre o Controle de Estoques e Compras sua influência para o bom desempenho de todo o sistema logístico de uma organiza-ção e obtenção de uma nova visão de futuro nas organizações.
Etapa 2 - Gestão de Estoque e Compras.
O conceito de ocupação física que se concentrava mais na área do que na altura, está mudando. Em geral, o espaço destinado à armazenagem era sempre relegado ao local menos adequado. Com o passar do tempo, o mau aproveitamento do espaço tornou-se um comporta-mento antieconômico.
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Os termos "armazenagem" e "estocagem" são frequentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas podemos distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acaba-dos como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem".
A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimentos é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produtos em processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é, talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado.
A importância da Armazenagem na Logística é que ela leva soluções para os problemas de estocagem de materiais que possibilitam uma melhor integração entre as cadeias de supri-mento, produção e distribuição.
Além de reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, a armazenagem correta fornece muitos outros benefícios indiretos tais como centralização
...