Artigo sobre Alfred Marshal
Por: Janda Maria • 22/2/2016 • Artigo • 405 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
ALFRED MARSHALL
Ires Cruz Ramos
Janda Maria dos Anjos Conceição
Paula Gabriella dos Santos Neves
Alfred Marshall (1842-1924), figura que vivenciou o período pós Revolução Industrial e teve grande destaque para a incorporação de importantes contribuições à Ciência Econômica. Foi professor de Economia Política da Universidade de Cambridge, fundando o primeiro curso de economia da história, não só se interessou por esta ciência, como também estudou Matemática e Física.
Pertencente da Escola Neoclássica que abrange uma corrente de pensamentos com foco na formação dos preços, distribuição de renda e produção através do sistema de oferta e demanda dos mercados. Marshall foi influenciado por Adam Smith e David Ricardo, sistematizando o material deles e complementando com suas teorias em sua principal obra Principles of economics (1ª edição em 1980) que de uma maneira sútil e coerente, reflete até mesmo na linguagem tecnológica de hoje.
Em seu livro ele define a economia como um estudo não apenas da riqueza, como também do comportamento humano. A seguir uma breve citação:
Economia Política ou Economia, é um estudo da Humanidade nas atividades correntes da vida; examina a ação individual e social em seus aspectos mais estreitamente ligados à obtenção e ao uso dos elementos materiais do bem-estar. Assim, de um lado é um estudo da riqueza; e do outro, e mais importante, uma parte do estudo do homem. (MARSHALL,1996, p.77)
A economia sendo um organismo complexo indagava Marshall a analisar o comportamento humano criando técnicas para sistematizar esta ciência. Ele introduziu importante conceitos que são utilizados até os dias atuais por vários economistas. Uma das mais prestigiadas pode-se dizer que é a do Equilíbrio Parcial, onde propõe o uso da condição ceteris paribus (tudo o mais constante). Nesta análise a abordagem das situações econômicas é feita de forma isolada, se concentrando em um setor particular da economia.
Para tal, foi desenvolvida a curva de oferta e demanda, com o objetivo de investigar as interações das forças do mercado. A curva de oferta exemplifica que a medida que os preços aumentam, as firmas produzem maior quantidade de bens. Já na curva de demanda a proporção que os preços diminuíam os consumidores compram maior quantidade de bens. A partir de então, amplamente passou a ser utilizado o gráfico para estudar o funcionamento econômico, como na ilustração:
[pic 1]
Vale ressaltar, que o fator tempo foi introduzido separando em duas condições. Curto prazo onde há a presença de um fator fixo, enquanto no longo prazo todos os fatores são variáveis.
...