Atividade Pratica Supervisionada
Por: viicoliiveiira • 4/5/2015 • Bibliografia • 1.302 Palavras (6 Páginas) • 143 Visualizações
Atividade Pratica Supervisionada
[pic 1]
Dandara Régia Ávila Pinho RA: 8483183250
Felipe Augusto F. Condelli RA: 8406125848
Rogério Fernandes Andrade RA: 8488196650
Vitória Oliveira Cossão RA: 8483179023
Sala 121 – 2º Semestre Direito
Etapa 1 Passo 3 e 4
Desde 2012, o cenário externo vem mudando em uma direção que magnifica os desequilíbrios dinâmicos intrínsecos ao modelo econômico vigente desde 2005, muito calcado no aumento do gasto público e do crédito muito acima daquele do PIB. A desaceleração do crescimento na Ásia emergente encerrou o ciclo de alta no preço das commodities e colocou em evidência a dependência do modelo à expansão contínua das importações líquidas. O início do processo de normalização monetária dos EUA elevou as taxas de juros pagas pelos títulos públicos, expondo a fragilidade de um setor público com elevada dívida bruta.
O Brasil passou a ser visto como frágil e vulnerável à normalização da política monetária americana. Talvez nenhum outro indicador mostre isso mais claramente do que a poupança nacional ter caído, em 2013, a apenas 13,9% do PIB, gerando um recorde, pelo menos desde 1995, na necessidade de financiamento externo do país. Isso é um claro prenúncio de que, no médio prazo, o Brasil passará por um forte ajuste no consumo, do setor público e das famílias, e no investimento, como aconteceu no final dos anos 1990 e início da década passada, assim como outras vezes no passado.
As expectativas para 2014 são de um desempenho ainda pior do que na média do triênio 2011-13. Como mostra o Gráfico 1, desde o último trimestre de 2011, houve uma progressiva redução da confiança na qualidade do desempenho econômico do país. Em final de fevereiro, previa-se para 2014 uma inflação de 6% e uma alta de 1,7% no PIB. Essa combinação reforça a visão de que o crescimento real do PIB potencial do Brasil caiu para aproximadamente 2,5% ao ano ou até menos. Gráficos semelhantes para 2015 e 2016 apresentam um padrão semelhante de mais inflação e menos crescimento.
Neste artigo, analiso como a economia brasileira deteriorou-se a ponto de se ter expectativas tão ruins quanto ao seu desempenho nos próximos anos. Com base nessa análise, traço um cenário para 2014. Mostro também que as más políticas dos últimos anos deixaram o país vulnerável à normalização da política monetária americana e que o país necessita de reformas para melhorar seu desempenho, mesmo que não acredite que essas vão vir antes que o estado de nossa economia piore ainda mais.
O trabalho tem cinco seções, incluindo esta introdução. A seção 2 discute a “nova matriz econômica”, um rótulo elaborado para a política expansionista adotada desde o final de 2011. A seção 3 mostra por que o Brasil está entre as economias emergentes mais vulneráveis à normalização monetária nos EUA.
Dentro desse nosso contexto onde temos 3 empresas que são ligadas diretamente a toda essa situação, temos um grande impasse.
Tudo se dá pelas empresas, nas quais são: Um Posto de combustível, uma transportadora e um frigorífico. Tais empresas são diretamente ligadas à situação atual da economia, como por exemplo, a transportadora que é uma empresa que gasta muito com combustíveis e também impostos para circulação, como os pedágios, e com o aumento dos preços e a baixa expectativa de crescimento, poderá resultar perda nos lucros da empresa.
Isso também reflete nas demais empresas, e não somente nas três citadas aqui, uma vez que todos os ramos da indústria, são diretamente ligados as altas e baixas da economia nacional.
Uma provável saída para a perda de lucro das empresas, seria um corte de gastos, o que resultaria em demissões em massa, aumentadas ainda mais a taxa de desemprego, ou também usar como trunfo, a mão de obra barata e muitas vês terceirizado.
Etapa – 2
Passo 4
A economia que já existente à muitos anos, tem se evoluído gradativamente. Assim como seu suposto “pai”, Adam Smith, a economia se constitui em classes: classe dos proprietários; classe dos trabalhadores, que vivem de salários e a classe dos patrões, que vivem do lucro sobre o capital. Onde um deputado recebe seu salário de R$ 26.723,13 e um professor R$ 1.874,00. Smith afirmava que a livre concorrência levaria a sociedade à perfeição uma vez que a busca do lucro máximo promove o bem-estar da comunidade. Smith defendia a não intervenção do Estado na economia, ou seja o liberalismo econômico, mas sabemos bem que não é assim hoje.
Contendo no grupo três tipos de empresas diferentes, uma transportadora, um hipermercado e uma “loja de bairro”, ambas fazem com que a economia interna no País gire, assim dizendo o termo. Na década de 1950, a economia brasileira se fundava na exportação de produtos primários, e com isso o sistema de transportes limitou-se aos transportes fluvial e ferroviário, e até hoje, o transporte tem sido um dos principais setores em que da melhoria a economia, cada vez mais.
Um hipermercado, ou um supermercado em geral, é indispensável. Pois todo mundo necessita de comida para sobreviver (citando apenas um item, ou melhor, uma das coisas mais procuradas), então vão até o mesmo para comprar. Muitas vezes até sem necessidade, apenas pelo fato de ter a compulsão, ou o desejo excessivo para comprar algo.
...