Atps de economia
Por: Marcelo da Costa • 6/6/2015 • Trabalho acadêmico • 568 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
Conclusão
A inflação pode ser conceituada como aumento continuo de preço em todos os bens produzidos pela economia durante um período de tempo; e não uma elevação esporádica dos preços. Assim por definição, é um fenômeno monetário em que o valor da moeda é depreciado.
Causas clássicas da inflação
A inflação representa um conflito distributivo pela repartição do produto não administrado corretamente Consagra-se em 2 correntes básicas:
- Inflação de demanda : Elevação das demandas em relação à produção disponível de bens e serviços. Pode se entender como dinheiro demais a procura de bens.
- Inflação de custos : Pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta, onde a demanda é a mesma e o custo de certos insumos são repassados aos produtos. Esta relacionada ao custo de produção que se aumentar; o bem provavelmente aumentará.
Também esta associado as empresas com poder de monopólio ou oligopólio que á aumentar seus lucros acima do aumento do custo gera uma inflação conhecida como: Inflação de lucros.
Tipos de efeito causado pela inflação
- Efeito sobre distribuição de Renda: Se referem ao poder aquisitivo das classes que dependem do rendimento fixo, que possuem prazo para reajuste. Neste caso os assalariados que esperam a chegada de um novo reajuste.
- Efeito sobre mercado de Capitais: Refere-se ao desestímulo de aplicação no mercado financeiro como títulos e poupanças pela teriorização do valor da moeda.
- Efeito sobre balanço de Pagamentos: Relacionado ao encarecimento do produto nacional em relação ao internacional, acontece a depreciação da moeda para desestimular as importações e estimular as exportações.
- Efeito sobre expectativas: Com um mercado não favorável o empresário fica cauteloso e dificilmente aumentará seus investimentos na expansão da capacidade produtiva.
- Efeitos sobre os pagamentos de Empréstimos e Impostos: O credor é quem perde, pois ao emprestar dinheiro o mesmo não incorporará nenhuma expectativa inflacionária, isto é , vai receber a quantia emprestada , reduzida pela inflação.
INTRODUÇÃO
Em fevereiro deste ano, o “Datafolha” perguntou em uma de suas pesquisas, se a população acha que a inflação vai aumentar ou cair . 59% responderão que ia aumentar. Já era uma expectativa negativa. Pois logo em abril, a mesma pesquisa demonstra que 65% da população acha que vai aumentar.
Do ponto de vista da população, vale a experiência de compra, pois ocorre que estão subindo os preços de itens que afetam todo mundo como comida , serviços em geral desde corte de cabelo a mensalidade escolar, e mais recente as tarifas de luz e transporte público. Até chegou a cair o preço de alguns eletrodomésticos por causa da demanda mais fraca. Más, não se compra geladeira todo mês, logo , supermercado e escola, todo mês a conta bate a porta.
A persistência da inflação relativamente alta vai incomodando aos poucos. Pois o assalariado vê toda semana que algo ficou mais caro, os comerciantes não sabem mais que preço estimar, os sindicatos dão inicio a pedida de aumento salarial , e o próprio governo fica incomodado, pois seus integrantes percebem que precisam elevar alguns preços e salários. A sensação de desconforto econômico se transforma em disposição de voto contra o governo, e esse é o maior risco para atual presidenta Dilma.
Contudo para podermos criticar o governo, temos que saber mais sobre inflação; Seus conceitos , o que causa e os efeitos que nos afetam, por isso vamos entrar em mais detalhes nas páginas seguintes
...