Balanced
Por: jhonatanmendes • 20/4/2015 • Artigo • 532 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE AMERICANA - IESA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BALANCED SCORECARD
AMERICANA-SP
2015
BALANCED SCORECARD
Ferramenta de controle do desempenho organizacional
AMERICANA-SP
2015
O BSC, é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional e abrange várias dimensões.
Visa equilibrar não somente o desempenho financeiro, mais também, parâmetros focados nos fatores críticos de sucesso de uma empresa, como os clientes, os processos internos e a capacidade de inovação e de aprendizado, buscando entender e alinhar as estratégias e atividades operacionais fazendo com que seus objetivos sejam alcançados.
Segundo Kaplan e Norton (2000), o desenvolvimento do Balanced Scorecard dá à organização uma clara visão do futuro e do caminho para se chegar até lá. Com este conhecimento nasce uma vontade muito forte de vencer, seguido de muito entusiasmo por parte da equipe. Ainda, sob a visão de Kaplan e Norton (2000, p.17/18), o Balanced Scorecard é responsável pela diferença nos resultados de organizações que estão fazendo uso desta ferramenta para gerenciar sua estratégia. As organizações superam as chances tradicionalmente contrárias ao sucesso na execução da estratégia.
O Balanced Scorecard foi criado para uso em empresas cujas atividades geram valores financeiros. Entretanto, apenas uma das fases do Balanced Scorecard é voltada para finanças, as demais estão voltadas para as pessoas (clientes, acionistas, funcionários, colaboradores). Então, todas elas têm processos a serem seguidos, têm pessoas envolvidas nesses processos, há informações sendo usadas e outras sendo geradas, e há a cultura das instituições, das pessoas envolvidas e dos seus clientes potenciais (os beneficiários). Assim, de acordo com as suas características, o Balanced Scorecard pode ser usado em qualquer tipo de organização, seja ela do setor privado, público ou sem fins lucrativos.
Essas medidas abrangem quatro dimensões do negocio:
- Perspectiva financeira: avalia os impactos existentes em relação às atividades relacionadas ao desempenho financeiro de lucratividade, rentabilidade e liquidez.
- Perspectiva dos clientes:avalia como os clientes percebem a organização utilizando indicadores como sua satisfação, a participação do mercado e qual a imagem da organização.
- Perspectiva dos processosinternos: avalia a eficiência dos processos realizados pela organização, sua produtividade e a qualidade dos produtos fabricados.
- Perspectiva de aprendizadoe conhecimento: busca avaliar como os recursos do capital humano estão sendo utilizados, se a organização consegue crescer de forma sustentável e promove satisfação a seus funcionários.
Resultados da Aplicação (casos de sucesso).
Atualmente, o BSC é uma das ferramentas mais utilizadas para controlar o desempenho organizacional. A Siemens Brasil é um exemplo que utiliza dessa ferramenta.
Ela avaliou que poderia correr algum risco caso a implantação da sua estratégia de redução de custos e aumento da sua competitividade não fosse feita de uma forma balanceada e que contemplasse outras perspectivas, principalmente a perspectiva do cliente. Para equacionar esse problema, a empresa optou pela utilização do modelo de gestão baseado em balanced scorecard, pois o mesmo tem a virtude de permitir um monitoramento amplo das várias perspectivas que norteiam a empresa. Outro ponto que mereceu atenção especial foi a de como esse modelo de gestão seria implantado numa grande corporação, com um portfólio de negócios muito diversificado.
...