Banlance ScoredCard
Projeto de pesquisa: Banlance ScoredCard. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mc.aurelio • 18/2/2015 • Projeto de pesquisa • 1.184 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO
Nesta atividade prática supervisionada (ATPS) abordaremos o conceito e a utilização da ferramenta de gestão Balanced Scorecard como indicador de desempenho aglutinando a razão de existir da empresa e sua atividade (missão organizacional) juntamente com a estratégia organizacional. Analisando segmentos-chave do negócio, proporcionando um Planejamento Estratégico eficiente através da mensuração e análise de resultados.
Ferramenta de Gestão
O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão de desempenho desenvolvido pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. Os métodos desse sistema normalmente utilizam ferramentas como tecnologia da informação e os programas de ERP (Enterprise Resource Planning), que integra todos os processos operacionais da empresa, garantindo os resultados esperados.
Essa metodologia funciona como uma estratégia empresarial que é constituída no nível institucional da organização, pelos diretores, acionistas e presidente “Shareholders”, que tem como característica os seguintes fatores: a gestão do negócio, dos serviços e da qualidade, aplicado através de indicadores de desempenho, onde são demonstradas as perspectivas financeiras, satisfação dos clientes, eficácia dos processos operacionais internos e capacidade de inovação da organização.
O BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que poder ser traduzido em português para “Indicadores Balanceado de Desempenho ou Cenário Balanceado”.
Pelo fato das organizações buscarem atualmente valores que não envolvam apenas o lucro aos acionistas, mas buscarem também a satisfação dos interesses dos responsáveis externos ao sucesso empresarial como: consumidores, clientes, fornecedores e agências reguladoras “Stakeholders”. Essa ferramenta ganhou maior importância utilizando indicadores não apenas tangíveis (financeiros), mas também intangíveis (desempenho do mercado junto ao cliente, dos processos internos e inovação de tecnologia), unindo a missão organizacional, onde a empresa pretende chegar e sua estratégia empresarial, a análise do ambiente externo.
Para se aplicar o BSC deve-se analisar como a empresa quer ser reconhecida no mercado e sua estratégia, definindo metas e objetivos para se alcançar resultados. É importante também, comunicar e integrar todos os envolvidos nos processos, planejando e estabelecendo metas mensuráveis, recebendo o retorno planejado. Seu principal objetivo é alinhar os planejamentos estratégicos com as ações operacionais.
O BSC é constituído de um mapa estratégico, onde é uma forma de agrupar as perspectivas da empresa, visualizando o objetivo, conceitos a seguir e questionamentos diferente do processo. O mapa estratégico é dividido em quatro categorias, ou perspectivas.
• Perspectiva financeira
• Perspectiva cliente
• Perspectiva interna
• Perspectiva de aprendizado e crescimento
A perspectiva financeira tem o intuito de demonstrar os resultados finais financeiros, como o faturamento, margem de lucro e rentabilidade do negócio. Com isso, é possível visualizar e acompanhar os resultados.
A perspectiva cliente avalia o desempenho da organização como é vista pelos seus clientes, se de fato a organização satisfaz sua necessidade de consumo.
A perspectiva interna aborda os processos críticos internamente que venha ocorrer durante o plano estratégico.
A perspectiva do aprendizado e crescimento procura mobilizar os recursos humanos e motivar os colaboradores para que os objetivos propostos sejam alcançados.
Características
• É adaptável a qualquer tipo de organização.
• Intuitivo, de fácil manuseio.
• Versátil, pois é aplicado em qualquer departamento da empresa.
• Compatível, com total integração com MS Excel.
• Multiusuário, possibilitando o acesso por um número ilimitado de usuários.
Benefícios
• Ajuda alinhar os objetivos dos colaboradores com os da organização, melhorando a implantação do processo.
• Proporciona indicadores que mede o nível de exigência em seus processos de produção, fidelização de cliente e capacitação de seus colaboradores.
• Permite sistemas de planejamento e de gestão, definido prioridades e ações.
• Amplia a visão corporativa, facilitando a análise de dados no funcionamento do negócio de cada departamento da empresa.
• Os empregados sabem quais são os objetivos da organização, participam do processo de melhoria com compromisso e motivação.
Através do objetivo estratégico define-se o que deve ser alcançado para o sucesso organizacional. Pelos indicadores são avaliados como estão sendo alcançados os objetivos. Na meta são definidos o desempenho ou a taxa de melhoria necessária. E no plano de ação, são realizadas ações chaves necessárias para se alcançar o objetivo.
O BSC da suporte as decisões do gestor reunindo informações chaves que o auxiliam em suas atividades, aliado a comunicação que se estabelece externamente
...