COMÉRCIO INTERNACIONAL: DESAFIO OU OPORTUNIDADE PARA UMA MENTALIDADE GLOBAL?
Por: camargo.rachel • 10/9/2018 • Trabalho acadêmico • 593 Palavras (3 Páginas) • 416 Visualizações
Fatec Barueri
Maria Luiza Camargo Comércio Exterior - Vespertino
Rafael Brito Givan Fortuoso da Silva
COMÉRCIO INTERNACIONAL: DESAFIO OU OPORTUNIDADE PARA UMA MENTALIDADE GLOBAL?
Há alguns anos esse tipo de comércio já era usado, mas somente a partir do século XX com a intensificação da globalização foi possível notar seu avanço. O fato do comércio internacional ter crescido muito nos últimos tempos no Brasil, é um dos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento da economia do pais. O avanço industrial, tecnológico, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, tiveram grande impacto no crescimento desse comércio. Segundo dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) o brasil ocupa a 29ª posição no ranking de países exportadores. Os principais produtos exportados são: açúcar em bruto, carne de frango, celulose, farelo de soja, carne bovina e café em grão. As importações também são de grande importância para a economia do país, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, os principais itens importados são: petróleo bruto, automóveis, óleos combustíveis, autopeças, medicamentos, nafta e componentes eletrônicos.
Apesar do Brasil estar entre os trinta maiores exportadores e importadores a vários desafios e barreiras a serem superadas que precisam de atenção exclusiva tanto das empresas, quanto do governo. Segundo um estudo de caso de uma empresa importadora instalada na região do sul de Minas Gerais os principais obstáculos são: a complexidade da legislação aduaneira, a ineficiência e insuficiência da infraestrutura logística brasileira, a oscilação do câmbio, a elevada carga tributária e a burocracia.
O alto nível de burocracia geralmente é um dos piores problemas que uma empresa tem que enfrentar ao ingressar no comércio internacional, pois o mesmo terá que lidar com documentações e regulamentações brasileiras e acatar as normas de outros países. As altas cargas tributarias sobre as importações causam dificuldades para obter equipamentos e matéria-prima, o resultado é uma queda da produção nacional e uma redução na competitividade entre empresas. Outro principal empecilho que impede o maior desenvolvimento das empresas é a infraestrutura dos portos, rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos do brasil que são subdesenvolvidos comparados a outros países. Normalmente o produto costuma ficar estocado de duas a três vezes mais tempo internamente do que em outros países.
O comércio nacional tem bastantes semelhanças com o comércio internacional, porem isso não assegura que um produto que faça sucesso no mercado brasileiro, tenha o mesmo resultado no mercado exterior, pois são países diferentes, com costumes e culturas diferentes. Por isso é necessário que uma empresa que tenha vontade de ingressar no mercado internacional, crie uma capacidade de se adaptar a novas ideias e necessidades de outros países, desenvolvendo uma visão e uma mentalidade global, dessa forma investindo mais em inovação e, automaticamente, alcançando a competitividade.
...