CONCEITOS E NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE A QUALIDADE E SUA HISTÓRIA
Projeto de pesquisa: CONCEITOS E NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE A QUALIDADE E SUA HISTÓRIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcos.as • 30/9/2013 • Projeto de pesquisa • 3.449 Palavras (14 Páginas) • 401 Visualizações
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ATPS
GESTÃO DA QUALIDADE
POLO 4111 IGUATEMI – MS
Setembro-2013
ACADÊMICOS EM ADMINISTRAÇÃO
TUTOR EAD: Mônica Satolani
TUTOR PRESENCIAL: Maurício Lucas dos Passos
POLO 4111 IGUATEMI – MS
Setembro-2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------------4
1-CONCEITOS E NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE A QUALIDADE E SUA HISTÓRIA------------------------------------------------------------------------------------------5
2-GESTÃO DA QUALIDADE------------------------------------------------------------------- 7
3-PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE--------------------------------------------------- 8
4-OITO PRÍNCIPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE------------------------------------- 11
5-TQM E CICLO PDCA -------------------------------------------------------------------------------12
6-FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE---------------------------- 15
7-PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA -------------------------------------------------17
CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------19
BIBLIOGRAFIAS---------------------------------------------------------------------------------20
INTRODUÇÃO
Este trabalho demonstra aponta os principais conceitos sobre a Gestão da Qualidade os principais autores e o interesse em demonstrar que a utilização da técnica do PDCA em conjunto com as ferramentas da qualidade, adequadamente empregadas, pode levar as empresas a obter melhorias em seus processos industriais, trazendo como consequência, melhores resultados econômicos.
1-CONCEITOS E NOÇÕES INTRODUTÓRIAS SOBRE A QUALIDADE E SUA HISTÓRIA.
A palavra qualidade faz parte do vocabulário de todos. Ao comprarmos roupas, verificamos se o tecido é firme, se suportará uso e lavagens sem deformar nem perder cor, se tem bom acabamento; queremos saber se tem qualidade, ou seja, se serve para aquilo que planejamos. Todos têm uma noção do que é qualidade e a associamos a aquilo que é bom. O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas, mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc. Paralelamente a esta evolução do conceito de Qualidade, surgiu à visão de que o mesmo era fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o Mercado. Pouco tempo depois se percebeu que o planejamento estratégico da empresa enfatizando a Qualidade não era suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfação do cliente foi então estendido para outras entidades envolvidas com as atividades da Empresa.
As três eras da história da qualidade:
1. Era da inspeção
Produtos são verificados um a um.
Cliente participa da inspeção.
Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
2. Era do controle estatístico:
Produtos são verificados por amostragem.
Departamento especializado faz controle da qualidade.
Ênfase na localização de defeitos.
3. Era da qualidade total:
Processo produtivo é controlado.
Toda a empresa é responsável.
Ênfase na prevenção de defeitos.
Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.
Em geral, o conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores, como vemos na figura a seguir:
Outra premissa comum a todas as definições de qualidade é que ela não gera custos; ao contrário, ela os diminui. Isso porque trabalhar com qualidade: evita o desperdício de recursos; reduz o tempo de produção; gera menos estresse e mais satisfação ao trabalhador, esteja ele na instância em que estiver da empresa. A qualidade total aperfeiçoa a energia de trabalho do recurso humano; Trabalhar com e pela qualidade melhora a produtividade das empresas e, com isso, suas chances de lucro; Uma terceira premissa das principais definições de qualidade refere-se ao fato de ela começar a acontecer antes que seja iniciada a produção propriamente dita. A qualidade tem de ser planejada.
A seguir, encontramos as três premissas da qualidade que acabamos de mencionar. Falar de qualidade total é falar da prevenção de erros nos processos que envolvem o desenvolvimento, a produção, a venda e o atendimento ao consumidor de produtos e serviços. Com frequência, a imprensa anuncia o recall de algum produto. Esse é um excelente exemplo de erro que custa muito a uma empresa.
...