CONFRONTO ENTRE ECONOMIA CLÁSSICA E O MODELO KEYNESIANO
Por: marcelofsilva • 27/2/2016 • Relatório de pesquisa • 312 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
CONFRONTO ENTRE ECONOMIA CLÁSSICA E O MODELO KEYNESIANO
A nova economia clássica , destaca particularmete a importancia das ações dos individuos como agentes racionais e a não intervenção do Estado e que baseiam suas escolhas em modelos microeconomicos . Antes de tudo assume-se que os agentes são racionais ( tentam portanto maximizar a própria utilidade) e tem expectativas racionais . Alem disso , pressupõe-se que a macroeconomia tem um único equilibrio em pleno emprego que é atingido através do ajustamento entre preços e salários ( equilibrio de mercado). Os clássicos elaboram o conceito de racionalidade econômica , no qual o individuo deve satisfazer suas necessidades sem se preocupar com o bem-estar coletivo .Essa busca egoísta e competitiva , no entanto , estaria na origem de todo o bem público porque qualquer intervenção nessas leis naturais do comportamento humano bloquearia o desenvolvimento das forças produtivas.
O modelo keynesiano , ou a chamada nova economia keynesiana , desenvolveu-se parcialmente em resposta aos pressuposto dos novos clássicos , procurando estabelecer microfundamentos para a análise econômica , isto é buscando a redução da macro à micro.
O modelo keynesiano se fundamenta na afirmação de que o estado é um agente indispensável de controle da economia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego, ou seja que o ciclo economico não é auto-regulado , uma vez que é determinado pelo espirito animal dos empresários .é por esse motivo e pela incapacidade do sistema capitalista conseguir empregar todos os que querem trabalhar que keynes defende a intervenção do estado. a teoria atribui ao estado o direito e o dever de conceder beneficios sociais que garantam à população um padrão minimo de vida como criação do salário minimo , do seguro-desemprego , da redução da jornada de trabalho e a assistencia médica gratuíta., ficou conhecido como o estado de bem-estar social, ou ainda estado escandinavo.
...