TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSUMISMO

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

O Consumismo

Autoras: Elizandra, Elizangela, Gabriela, Gecyane, Mirian.

Resumo:

O objetivo deste artigo é refletir sobre o fenômeno do consumismo na sociedade globalizada, abordando os aspectos socio-históricos. Destacando os impactos causados atualmente em nossa sociedade, tendo como base de reflexão a pesquisa realizada entre jovens de 15 a 25 anos, e a sua relação com o consumismo. Nesse sentindo, a abordagem sobre o conceito de globalização e o fenômeno do consumismo tornou-se a tônica desse debate, uma vez que, consideramos que os processos históricos são elementos chaves para a compreensão dos fenômenos sociais presentes na realidade atual.

Palavras – chave: Globalização – Consumismo – Jovens

Abstract:

The purpose of this article is to reflect on the phenomenon of consumerism in a globalized society, addressing the socio-historical aspects. Highlighting the impacts caused in our society today, based on the reflection survey conducted among youth aged 15 to 25 years, and their relationship with consumerism. In that sense, the historical approach to the concept of globalization and the phenomenon of consumerism has become the focus of this debate, since we consider that historical processes are key elements for the understanding of social phenomena present in the current reality.


Key - words: Globalization - Consumerism – Youngs

Conceito de Globalização

Não há uma definição universal e concreta para a globalização. Sabe-se que o termo “Globalização” começou a ser efetivamente usado nos anos 60 e início dos anos 70.  É um conjunto de transformações que cria em diferentes países pontos em comum na esfera econômica, social, cultural e política, interligando assim, o mundo (o que muitos chamam de aldeia global). Tal processo é a forma como os mercados de diferentes países integram e aproximam pessoas e mercadorias.

Segundo David Held e Anthony McGrew (2000, p. 11) acerca da concepção de globalização, afirmam que:

                          [...] tem sido diversamente concebida como a ação à distância (quando os atos dos agentes sociais de um lugar podem ter conseqüências significativas para “terceiros distantes”); como compressão espaço-temporal (numa referência ao modo como a comunicação eletrônica instantânea vem desgastando as limitações da distância e do tempo na organização e na interação sociais); como interdependência acelerada (entendida como a intensificação do entrelaçamento entre economias e sociedades nacionais, de tal modo que os acontecimentos de um país têm um impacto direto em outros); como um mundo em processo de encolhimento (erosão das fronteiras e das barreiras geográficas à atividade socioeconômica); e, entre outros conceitos, como integração global, reordenação das relações de poder inter-regionais, consciência da situação global e intensificação da interligação inter-regional.

As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. É importante destacar que o desenvolvimento do capitalismo, fortaleceu a globalização principalmente nos aspectos econômicos e sociais.

A globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis. Outra vantagem é que a globalização melhora o relacionamento com outros países, atraindo investimentos, traz desenvolvimento tecnológico, potencia as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com