Capital de giro
Resenha: Capital de giro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaailedo • 16/11/2014 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 226 Visualizações
De acordo a pesquisa do trabalho foi crescente, se elaborou uma descoberta no qual o conceito de capital de giro representa, em média, 30 a 40% do total de ativos de uma empresa, já o permanente tem um peso maior sobre o total dos ativos, atingindo entre 60 a 70%. O capital de giro é a forma em que opera a empresa e representa o investimento que circula na organização durante a condução dos negócios.
As empresas utilizam, para seu funcionamento, materiais de renovação, tais como: imóveis, instalações, máquinas, etc. Denominados capital fixo ou permanente. E recursos de rápida renovação, tais como: dinheiro, créditos, estoque; formando o capital de giro.
Mesmo com sua menor participação sobre o total de ativos, o capital de giro tende a ser mais abusivo do administrador financeiro, do que o requerido pelo capital fixo. Ele precisa de acompanhamento permanente, pois esta continuamente se abalando por impactos das mudanças enfrentadas pela empresa.
O capital de giro está totalmente ligado aos ciclos econômicos e a sazonalidade específica de determinados negócios. O capital de giro está totalmente ligado ao passivo e ativo circulante de uma empresa.
Um dos conceitos, de acordo a pesquisa, está ligado ao capital de giro operacional no qual é o capital que circula dentro da empresa, no ciclo operacional que vai desde compra de matéria-prima até o recebimento da venda do produto final.
A pesquisa também nos levou ao capital de giro financeiro, que é o capital formado por ativos (Aplicações de Recursos) e passivo (Origens de Recursos de curto prazo) financeiros, que são contas ligadas a tesouraria.
Com os estudos feitos em grupo também distinguimos o conceito da gestão integrada do capital de giro que é a conciliação entre o Capital de Giro Líquido, Necessidade de Capital de Giro e o Saldo de Tesouraria.
...