China, um país de crescimento
Artigo: China, um país de crescimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AleOliveiraa • 15/11/2014 • Artigo • 360 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
China, um país de crescimento.
Atualmente sabemos que a China se tornou uma grande potência mundial, o extraordinário crescimento sustentado da economia chinesa por mais de duas décadas é, sem lugar a dúvidas, uma das maiores transformações da economia e da política internacional. Mas será que nesse país encontramos facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China? Podemos afirmar que abrir uma empresa na China traria lucros sim, pois principalmente após a década de 1990, ela é o maior produtor mundial de alimentos, maior produtor de milho e arroz, agricultura mecanizada, gerando excelentes resultado na produtividade e controle nos salários e regras trabalhistas, independente do ramo da sua empresa, teria seus benefícios, pois a China é um país que está em crescimento Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país, buscando baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e mercado consumidor amplo. O único problema é que apresenta um problema para a economia chinesa que é o crescimento da inflação.
Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A utilização em larga escala de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante, podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo. Os desafios desta grande nação são enormes. Questões na área social, nas relações entre campo e cidade, arranjo político, diferença entre gêneros, e o forte passivo ambiental de um país que cresce em velocidade são apenas alguns dos mais evidentes. Mesmo assim podemos concluir que em visão da abertura de uma empresa na China, traria mais benefícios do que prejuízos, pois o avanço em todas as questões do país é maior que os pontos negativos.
...