Classificação de blocos econômicos
Artigo: Classificação de blocos econômicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilamarcondes • 13/9/2014 • Artigo • 395 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
NOME____________________________________________Nº____ SERIE:___________________
NOME____________________________________________Nº____ SERIE:___________________
NOME____________________________________________Nº____ SERIE:___________________
NOME____________________________________________Nº____ SERIE:___________________
BLOCOS ECONÔMICOS
São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que tendem a adotar uma soberania comum, ou seja, os parceiros concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito do todo associado.
Os desenhos desses novos mercados, antes de representar uma nova realidade comercial em escala mundial, tendem a transformar-se em um projeto político, resultante de uma decisão de Estados, que pode resultar ou não no aprofundamento da integração entre os países que formam um bloco econômico.
Os blocos econômicos podem classificar-se em zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária.
A UNIÃO ECONÓMICA E MONETÁRIA E O EURO (UEM)
União Europeia (UE) é atualmente o maior bloco de integração regional entre Estados. Os quatro pilares dessa integração são: livre circulação de bens, livre circulação de serviços, livre circulação de pessoas e por fim a livre circulação de capitais. A proposta de unificação surgiu logo após a Segunda Grande Guerra com a necessidade de se reconstruir os países devastados e como forma de gerar estabilidade nas relações interestatais e assim evitar novas guerras, como as que assolaram a Europa durante a primeira metade do século XX. A União Económica e Monetária (UEM) é um acordo entre nações europeias que partilham uma moeda única, o euro, e uma única política económica que impõe condições de responsabilidade fiscal. Os 28 Estados Membros têm presentemente diferentes graus de integração na UEM.
No estágio de União Econômica e Monetária tem de existir uma moeda única e uma política monetária inteiramente unificada e conduzida por um Banco Central comunitário.
A atual União Europeia, surgida da criação, em 1957, da Comunidade Econômica Europeia (CEE), e composta inicialmente por Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo representa o mais avançado estágio desse processo de integração em blocos econômicos, inclusive com a adoção de uma moeda comum, o Euro, e agora também política, com o funcionamento de um Parlamento Europeu fortalecido, que tem sede em Estrasburgo, na França, formado por deputados dos países da Comunidade Europeia, eleitos pelos cidadãos dos países-membros para representá-los num fórum supranacional.
Os países da União Europeia
ALEMANHA, ÁUSTRIA, BÉLGICA, CHIPRE, ESLOVÁQUIA, ESLOVÉNIA, ESPANHA, ESTÓNIA, FINLÂNDIA, FRANÇA, GRÉCIA, IRLANDA, ITÁLIA, LETÓNIA, LUXEMBURGO, MALTA, PAÍSES BAIXOS, PORTUGAL, Entretanto BULGÁRIA, CROÁCIA, DINAMARCA, HUNGRIA, LITUÂNIA, POLÓNIA, REINO UNIDO, REPÚBLICA CHECA, ROMÉNIA e SUÉCIA não aderiram ao EURO.
...