Como proceder na hora de abrir uma empresa
Trabalho acadêmico: Como proceder na hora de abrir uma empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ErikaFragoso • 15/9/2013 • Trabalho acadêmico • 2.847 Palavras (12 Páginas) • 461 Visualizações
Tecnologia em Processos Gerenciais
Nome
ATPS – Empreendedorismo
São Paulo/SP
Abril 2013
ATPS – Empreendedorismo
São Paulo/SP
Abril/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................. 04
PLANO DE NEGOCIO...................................................................................... 05
ROTEIRO DE EXECUÇÃO.............................................................................. 08
ANEXOS........................................................................................................... 11
RESUMO.......................................................................................................... 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 16
INTRODUÇÃO
COMO PROCEDER NA HORA DE ABRIR UMA EMPRESA?
Primeiramente para abrir uma empresa, é necessário elaborar um plano de negócio. Um planejamento empresarial é importante para que a empresa se fundamente e cresça. Como o mercado de materiais de construção vem crescendo muito nos últimos tempos, resolvemos abrir uma empresa no ramo de construção. Observamos o mercado de um modo geral, então percebemos que o sonho da grande maioria das pessoas é a casa própria, isso agregado aos planos do Governo Federal para aquisição da casa própria através de juros mais baixos e subsídios do próprio governo faz crescendo muito a procura por material de construção, então resolvemos abrir uma loja nesse ramo.
PLANO DE NEGOCIO:
LOJA DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO “CONSTRUA FÁCIL”
Primeiro Passo: Planejamos o investimento, buscando o máximo de informações sobre o ramo empresarial desejado. Afinal muitas pessoas têm interesse em criar sua própria empresa. Vários são os fatores que motivam as pessoas à montarem seu próprio negócio, dentre eles, temos: a dificuldade de colocar-se no mercado de trabalho, vontade de ser seu próprio patrão, sensação de liberdade, aplicação de recursos disponíveis, idealização de um empreendimento, habilidades próprias. Portanto definir o tipo de atividade que a empresa irá exercer requer uma análise do mercado, sobre a qual devem ser levados em consideração a localização da empresa, seus consumidores, concorrentes e fornecedores. Sendo assim, reuni neste estudo, informações básicas sobre os diferentes aspectos de uma atividade, como: processo produtivo, exigências legais específicas, sugestões de leitura, vídeos e cursos, e dicas sobre as principais feiras e eventos direcionadas para o ramo da atividade. Foi citado o primeiro passo em direção à própria empresa, pesquisas e planejamos criteriosos para o empreendimento.
FICHA TÉCNICA DA ATIVIDADE
A ficha técnica da atividade é um quadro-resumo que tem por objetivo apresentar um detalhamento da atividade pretendida, fornecendo elementos necessários para:
• facilitar o preenchimento de fichas de consulta para verificação de exigências na instalação comercial;
• permitir a correta descrição do tipo de negócio no momento da elaboração do contrato social;
• revelar o perfil da variedade de produtos ou serviços oferecidos.
Quadro Resumo
Ramo de atividade Comércio varejista.
Tipo de Negócio Comércio varejista de material de construção em geral.
Produtos Ofertados Terra, areia, pedra, cimento, tubos, telhas, tijolos, brita, gesso, cal, tinta, conexões, pregos e materiais diversos.
ASPECTOS OPERACIONAIS
Reformas, construções ou mesmo pequenos reparos são fatos comuns na maioria das residências. É praticamente impossível escapar de vazamentos, pinturas e tantos outros detalhes que são necessários à manutenção e à conservação de um imóvel, independente de padrão ou localização.
A construção civil e os demais empreendimentos ligados a ela não são sazonal, mas se retraem perante as oscilações da economia. É um mercado relativamente estável e que aquece com o aumento das construções populares em todo o país. O público consumidor é bastante abrangente, podendo ser dividido em dois grupos: o varejista (pessoas físicas proprietárias de imóveis) de diversas classes sociais e o de atacado (pessoas jurídicas – construtoras e empreiteiras). Definimos o alvo isso é importantíssimo para o empreendimento. Conhecer a faixa etária, hábitos de consumo e faixas salariais são alguns dos itens necessários para esta definição. Sem dúvida alguma, a diferenciação é conseguida pela qualidade e variedade dos produtos comercializados e pelo atendimento aos clientes. A localização ideal para este empreendimento é aquela com boa concentração de pessoas, num bairro que esteja em expansão e num imóvel que disponha de estacionamento e amplo espaço para depósito, por isso foi alugado uma sala comercial
...