Comparação entre empresas japonesas e americanas
Artigo: Comparação entre empresas japonesas e americanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilia308 • 13/10/2014 • Artigo • 665 Palavras (3 Páginas) • 932 Visualizações
Comparação entre empresas japonesas e americanas
As organizações concretas no Japão apresentam características em graus variáveis, praticamente todos os gerentes de grandes empresas no Japão procuram se aproximar o mais possível de características subjacentes.
O modelo americano é o oposto do modelo japonês quanto a cada um dos aspectos importantes.
O contraste
Organizações
Japonesas/Oriental Organizações
Americanas/Ocidental
Emprego vitalício Emprego em curto prazo
Avaliação e Promoções Lentas Avaliação e promoção Rápida
Trajetórias de Carreira Não-especializada Trajetórias de Carreira Especializada
Mecanismo de Controle Implícito Mecanismo de controle Explícito
Tomada de Decisão Coletiva Tomada de Decisão Individual
Responsabilidade Coletiva Responsabilidade Individual
Interesse Holístico Interesse Segmentado
O emprego por toda a vida, a avaliação de desempenho e as trajetórias de carreira envolvem somente uma parte das condições de trabalho que estimulam os empregados japoneses a conseguir grande produtividade. Não menos importante que estas, são as funções gerenciais de cada organização, desde a decisão, até as atitudes e valores. Criam o pano de fundo para operações eficientes.
O mecanismo básico de controle em uma empresa japonesa está incorporado a uma teoria implícita da firma, que descreve os objetivos e os procedimentos para alcançá-los.
Nas empresas americanas o emprego geralmente é em curto prazo, uma rotação anual de empregados de cinqüenta a noventa por cento. Uma empresa pode passar passa quinze dias treinando novos empregados e fazê-lo trabalhar de dois a seis meses antes de se demitirem.
As taxas de rotação de empregados nas empresas são quatro a oito vezes mais altas do que para todas as empresas japonesas, onde os pedidos de demissão e as dispensas temporárias são praticamente desconhecidos nas grandes firmas.
Em modalidades semelhantes, todas as características da forma americana de organização se interligam e se apóiam mutuamente.
Uma Diferença de Tradição
Os japoneses tiveram de desenvolver a capacidade de trabalhar em harmonia para poderem sobreviver, não importando as forças de discordância ou de desintegração social.
Vivendo muito próximas e em habitações que possibilitavam muito pouca privacidade, os japoneses sobreviveram pela sua capacidade de trabalharem juntos em harmonia.
Para o cidadão ocidental é repelente subordinar os gostos individuais á harmonia grupal e saber que as necessidades individuais jamais podem ter precedência sobre os interesses de todos.
Os japoneses conseguem enfrentar melhor o industrialismo. Enquanto os americanos ainda se empenham ativamente em proteger nossa forma um tanto extrema de individualismo, os japoneses mantêm o seu sob controle e enfatizam a cooperação.
A forma japonesa
...