Comportamento organizacional na empresa Requinte Marcenaria
Pesquisas Acadêmicas: Comportamento organizacional na empresa Requinte Marcenaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elbaceuamorim • 20/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 498 Visualizações
SETOR EMPRESARIAL
O funcionamento de uma empresa
Trabalho de administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a Comportamento obtenção de organizacional; média bimestral Homem, na disciplina cultura de e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional. Orientador: Prof. Mônica Maria Silva; Wilson Sanches; Sebastião Oliveira; Karen Manganotti; Márcia Bastos.
Eunápolis 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 CONCLUSÃO 5
2014
SUMÁRIO
1.1 Caracterização da Organização
2.1 Fundamentos e teoria organizacional
2.2 Comportamento organizacional
2.3 Homem, cutura e sociedade
2.4 Comunicação e linguagem
3.1 Encerramento da apresentação
REFERENCIAS...............................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O texto a seguir apresenta a empresa Requinte Marcenaria que se encontra a dois anos no mercado, localizada em: Rua Oeste, nº 80, praça do Gusmão, bairro Gusmão. É uma empresa de médio porte, foi iniciado com apenas 3 funcionários atualmente se encontra com sete colaboradores. Com o passar dos anos a empresa alem de crescer internamente procurou se mostrar necessário ao seu publico alvo. Hoje além de fazer trabalhos para grandes empresas de sua cidade, como butiques, igrejas, entre outros, através da publicidade e comunicação externa espalhou e divulgou a empresa, crescendo de forma que atualmente fazem trabalhos para cidades próximas.
Produzem o máximo que podem no cargo horário normal, evitando horas extras e se caso seja necessário eles recebem uma bonificação por isso. A empresa funciona com uma excelente comunicação interna e também externa, que gera lucros elevados a empresa.
Mantém a ordem hierárquica onde o superior ordena seus subordinados para que toda a produtividade flua de forma adequada e organizada, sem esquecer de utilizar a calma e a coerência para que produção seja bem sucedida e haja uma satisfação geral da empresa, superior, colaboradores e clientes.
2 DESENVOLVIMENTO
Fundamentos e teoria organizacional
A estrutura organizacional da Requinte Marcenaria está dividida em três níveis: estratégico, tático e operacional. Sendo no estratégico representado por, Gilson Oliveira, presidente proprietário. Sendo no tático representado por, Bruno Oliveira, gerente empresarial e Ivan Lins, gerente de produção. Pôde-se observar o PODC (planejamento, organização, execução e controle) de uma organização observando cada área da mesma, na empresa em questão pode-se perceber seu PODC na área de produção. Na área de produção o planejamento situa-se no corte da matéria-prima (MDF), para que não haja o menor desperdício. As peças cortadas são organizadas por legendas identificando assim cada uma, para que na execução da montagem o serviço possa ser o mais simples possível. É preciso dirigir esta execução para saber se planejamento de corte esta ocorrendo adequadamente.
As ferramentas de gestão utilizada pela empresa são o Benchmarking na qual a empresa busca as melhores praticas, ou seja, busca as melhores formas de trabalho mantendo o mesmo padrão de qualidade em menos tempo, e também o Staff, onde a empresa busca sempre o trabalho em equipe.
A empresa esta muito ligada á teoria de administração cientifica, devido ao fato de seus objetivos serem: substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados; selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo; supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido; disciplinar o trabalho e trabalhador fazendo somente uma etapa do processo de montagem do produto. O objetivo é o aumento da eficiência ao nível operacional.
Comportamento Organizacional
...