Conceito de empreendedorismo
Artigo: Conceito de empreendedorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amadinhaflormarq • 4/4/2014 • Artigo • 652 Palavras (3 Páginas) • 355 Visualizações
1- REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 Conceito de empreendedorismo
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert Hisrich, em seu livro Empreendedorismo. Segundo ele, empreendedorismo “é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. Sendo que Robert Menezes, professor de Empreendedorismo da UFCG, defende que é mais que uma ideia, é a busca por uma vida ideal fazendo com o que o ser humano encontre sua vocação.
1.1.2 Conceito de empreendedor, perfil e características
Para Evandro Paes do Reis e Álvaro Cardoso Armond (2012), o empreendedor não possui um perfil exato, mas deve ter algumas características inerentes: Deve ser flexível aos erros e sempre aprender com os mesmos, precisa ter uma boa percepção do mercado que pretende atuar, saber liderar e ser organizado. Considera que são pessoas diferenciadas e que são motivadas e apaixonadas pelo o que fazem ou vão fazer. Podemos citar alguns empreendedores, que tiveram uma boa visão de mundo e apostaram em suas ideias, como Bill Gates (Microsoft) e Henry Ford (Ford Motor Co.), que após alguns erros aumentaram sua produtividade, unindo lucro, reconhecimento e gratificação de ver um sonho, vontade, criando vida.
1.1.3 Histórico do empreendedorismo
O termo empreendedorismo, segundo Evandro Paes do Reis e Álvaro Cardoso Armond (2012), já é utilizado desde a Idade Média, onde eram conhecidos como empreendedores aqueles que gerenciavam projetos e afins. O primeiro uso do mesmo é creditado ao veneziano Marco Pólo, um viajante do fim da Idade Média. Durante os séculos, com o crescimento do capitalismo, este conceito foi se reformulando e até passou a ser confundidos com gerentes e administradores de empresas.
1.1.4 Empreendedorismo no Brasil
E foi junto a abertura da economia brasileira, em 1990, que o empreendedorismo ganhou força, no governo de Fernando Collor, ocorrendo diversos problemas com a concorrência que os produtos importados faziam com os nacionais, instigando a criatividade e a necessidade da população. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovam que quanto maior for o nível de escolaridade do país, maior será a proporção de empreendedorismo por oportunidade. Com o crescimento destes profissionais em nosso país, começou a receber apoio mais estruturado como o SEBRAE, que surgiu em 1972 e até hoje oferece suporte as micro e pequenas empresas.
1.1.5 Tipos de empreendedorismo
Há dois tipos de empreendedorismo o do Start Up e o intra-empreendedorismo.
1.2 Inovação
De acordo com o Manual de Oslo, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Economico ( OCDE), e traduzido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), inovação é a implementação de um produto ( bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado. Peter Drucker acreditava que inovar é atribuir novas capacidades
...