Concorrência pura ou perfeita
Pesquisas Acadêmicas: Concorrência pura ou perfeita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yjnhhhhhhh • 23/4/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.530 Palavras (7 Páginas) • 2.447 Visualizações
Concorrência pura ou perfeita
Concorrência pura é quando há uma grande quantidade de empresas, de tal forma que apenas uma empresa não afeta a oferta do mercado, nem o preço de equilíbrio de um bem ou serviço. O grande número de empresas nesse mercado faz com que elas sejam apenas tomadoras de preços, ou price-takers. Uma firma price-taker pode alterar o seu ritmo de produção e venda (dependendo do nível de procura) sem afetar o preço de mercado do seu produto. Ela enfrenta uma curva da procura perfeitamente elástica.
A concorrência pura é o modelo ideal de mercado, pelo fato de os produtos elaborados serem homogêneos e pela entrada e a saída de firmas no mercado são livres, ou seja, não há barreiras.
Neste mercado p revalecem as seguintes premissas:
• Mercado atomizado: composto por um grande número de empresa;
• Produtos homogêneos: não há diferença entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;
• Não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado;
• Transparência do mercado: todas as informações são conhecidas por todos os participantes do mercado.
É necessário um mercado transparente, pois se existir lucros extraordinários, isso
atrairá novas empresas para o mercado, acarretan
do o aumento da oferta de mercado. Os preços de mercado tenderão a cair e conseqüentemente os lucros extras, até chegar a uma situação onde só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Ao longo prazo não existem lucros extras, apenas os lucros normais, que representam
seu custo de oportunidade.
Na realidade, não existe o mercado tipicamente baseado na concorrência perfeita, e sim modelos mais próximos dessa estrutura de mercado, que é o exemplo dos produtores de hortaliças e os vendedores de picolé numa área de lazer.
Monopólio
Em uma estrutura de mercado monopolista há apenas uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos e existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas: monopólio puro ou natural, que devido à alta escola de produção requerida, exige um levado montante de investimentos; proteção de patentes que é o direito único de produzir o bem; controle sobre o fornecimento de matérias primas chaves e tradição no mercado.
No comportamento monopolista não se acredita que os lucros elevados que obtém a curto prazo possam atrair concorrentes, ou que os preços elevados possam afugentar os consumidores, ou seja, acredita que, mesmo a longo prazo, permanecerá como monopolista.
Uma categoria diferenciada de monopólio é o estatal ou institucional, protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infra-estrutura.
Como em uma concorrência perfeita, o ponto de equilíbrio do monopolista, ou seja, no qual ele maximiza o lucro, também ocorre quando a receita marginal e o custo marginal são iguais.
A firma monopolista não tem curva de oferta, pois não tem uma curva que mostre uma relação estável dente determinados preços de venda correspondentes a determinadas quantidades produzidas, pois podemos ter vários preços para apenas uma quantidade vendida. Na realidade, a oferta é um ponto único sobre a curva de demanda.
A existência de barreiras à entrada de novas firmas permitirá a persistência de lucros extraordinários também a longo prazo, sendo suposto que o monopólio não será afetado no longo prazo.
Oligopólio
O oligopólio pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado, onde há um pequeno número de empresas no setor e oligopólio competitivo, onde há um pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas.
Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação à alteração de preços.
Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.
Diferentemente da estrutura concorrencial e de forma semelhante ao monopólio, a longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão, principalmente no oligopólio natural em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos, dificultando a entrada de firmas concorrentes.
No oligopólio, encontram-se duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis.
Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição do mercado entre empresas. As cotas podem ser:
• Perfeitas (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista. É a chamada “solução de monopólio”.
• Imperfeitas (cartel imperfeito): existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder.
O oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem o objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço é determinado apenas pela oferta, enquanto que na teoria marginalista, o preço é determinado pela intersecção entre demanda e oferta de mercado.
Concorrência monopolística
É uma estrutura de mercado que contém elementos da concorrência perfeita e do
monopólio, encontrando-se em situação intermediária entre as duas formas de organização de mercado. A concorrência monopolística pode ser definida por três características:
• Existência de um Grande Número de Compradores e de Vendedores: da mesma forma que na concorrência perfeita, a concorrência monopolista
...