TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Empresarial

Projeto de pesquisa: Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta reflexões sobre o contexto empresarial e as várias ações no sentido de auxiliar a organização à alcançar excelentes resultados. Ressalta que os mesmos só serão obtidos, se as empresas mudarem o foco para melhorias continuas em inovações e estabelecer um planejamento e organizar os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia da empresa, além de tomar a direção para que o objetivo seja atingido. Nessa etapa é de fundamental importância a presença do líder que irá guiar os indivíduos e grupos para alcançar melhores resultados na execução de suas tarefas.

Assim percebe-se que atualmente tem-se verificado um novo contexto empresarial, onde a busca pela maximização dos resultados e diminuição dos custos é constante. É possível perceber a preocupação em se adequar às novas necessidades do mercado competitivo, através das funções administrativas e das variáveis macroeconômicas que de certa forma auxiliam e interferem no funcionamento da organização.

2. DESENVOLVIMENTO

A alta competitividade do mercado e a exigência dos consumidores têm feito as empresas buscarem constante inovação, mostrando que para se manter competitivo no mercado, as mesmas precisam investir na qualidade dos produtos e também na utilização de tecnologias inovadoras, que atendam as necessidades dos clientes da melhor maneira possível. É de fundamental importância aliar qualidade, criatividade e inovação para se diferenciar no mercado, uma vez que o valor dos produtos e serviços está relacionado com o percentual de inovação, tecnologia e inteligência a eles incorporados.

É Nesse sentido que as funções administrativas se fazem necessário, nesse cenário onde a competição é cada vez mais baseada na capacidade de transformar informação em conhecimento, pois isso só será possível com um bom planejamento e uma boa direção, visto que o planejamento tem como objetivo antecipar o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados.

Assim planejar é de extrema importância para o controle das ações e a elaboração do planejamento evita a adoção de ações improvisadas. Para competir é preciso inovar e para isso é importante uma boa direção, visto que os negócios só são bem sucedidos quando se tem bons projetos e pessoas capacitadas para executá-los, pois, a função de direção é de guiar as atividades nos rumos adequados para o alcance dos objetivos pretendidos.

Diante do mencionado faz-se necessário também o controle e a organização, com objetivo de reunir e integrar recursos além de estabelecer a divisão do trabalho, ou seja, define a responsabilidade para a execução das funções e os canais de comunicação necessários para o bom relacionamento de todos.

A ação de controle “envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio significativo”. (Silva 2010). É através do controle que se pode medir e corrigir as ações dos colaboradores para garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados. Para Silva (2010), um sistema de controle eficaz dá a certeza de que as atividades são completadas de maneira que conduzam aos objetivos da organização.

Diante disso observa-se que as funções administrativas são de fundamental importância tanto na abertura de uma empresa quanto em seus negócios cotidianos, pois são por meio delas que os gestores irão implantar as teorias administrativas dentro das organizações, produzindo impacto necessário aos resultados da empresa, tais como redução de custos, desenvolvimento de novos produtos e aceitação de novas idéias com propostas de mudanças.

Assim se considerarmos os diferentes cenários econômicos podemos notar que as funções administrativas vão nortear os empreendedores nas tomadas de decisões, no entanto, variáveis macroeconômicas tais como; inflação, juros, câmbio e crescimento econômico vão interferir na abertura e funcionamento das empresas, visto que as taxas elevadas de inflação provocam uma série de distorções na economia diminuindo a rentabilidade do negócio.

Para Gasparotte (2009), as taxas elevadas de inflação afetam negativamente a distribuição de renda, pois os mais pobres não conseguem se proteger da inflação, por não conseguirem aplicar seus recursos no mercado financeiro; reduzem os prazos das aplicações financeiras, fazendo desaparecer os recursos para financiar os investimentos, dificultando qualquer planejamento empresarial, visto que, grande parte dos empresários não possuem capital próprio e recorrem aos bancos afim de obter crédito.

A inviabilidade do negócio pode se dá também através da elevação das taxas de juros, pois se a mesma estiver elevada inibe os investimentos e os empresários tendem a manter seus recursos em aplicações financeiras e em contrapartida os consumidores deixam de consumir e aplicam seus recursos. (Gasparotte, 2009).

Diante do exposto é que se verifica a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas, visto que, a informação é um excelente instrumento para lidar com problemas relacionados à administração, uma vez que diante dos cenários competitivos os gestores se deparam a todo o momento com a necessidade de tomar decisões acertadas para alcançar posição de destaque diante dos concorrentes. Fazer o controle do patrimônio é fornecer informações sobre a composição e as variações do mesmo, além de apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas. Os registros contábeis são importantes tanto para uma empresa quem tem um faturamento elevado, pois os resultados permitirão traçar novos planos de ação quanto para aquelas que estão iniciando e necessitam de um financiamento, e os bancos utilizam as informações contábeis para analisar a situação patrimonial da empresa.

Para a revista de contabilidade do mestrado em ciências contábeis a administração do patrimônio constitui um dos fatores preponderantes na política de gestão patrimonial a ser adotada, bem como, ainda um dos fatores que contribui decisivamente para a busca do sucesso.

Nesse sentido em um mundo, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, no entanto, é de grande importância atrelar crescimento econômico com responsabilidade social visto a sociedade brasileira esperar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com