DIMENSÕES MACROECONÓMICAS E DIMENSÕES MICROECONÓMICAS
Seminário: DIMENSÕES MACROECONÓMICAS E DIMENSÕES MICROECONÓMICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joelbrito • 3/5/2014 • Seminário • 396 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
2.1. AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL. SE COMPARARMOS QUE O BRASIL TEM 500 ANOS E A CHINA TEM MAIS DE 5 MIL ANOS, VAMOS CHEGAR À CONCLUSÃO DE QUE NOSSO PAÍS É UMA VERDADEIRA CRIANÇA E QUE ESTÁ, PORTANTO, COMEÇANDO.
No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:
- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;
- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.Dois bons exemplos disso:
- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;
- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
2.2. MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA.
A medida macroeconômica consiste em um conjunto de medidas adotadas pelo governo visando afetar agregados econômicos, bem como o crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamento e distribuição de renda, com o fim de desenvolver e formular tomadas de decisões políticas e econômicas.
A microeconomia baseia-se no estudo de mercados individuais, verificando como se comportam os consumidores e os produtores nesse mercado, como se dá a formação de preços dos produtos, analisando, portanto, as ações individuais dos agentes econômicos, e por meio de suas ações que ocorre o desenvolvimento econômico, por concretizar os investimentos que fazem a geração de bens para o consumo.
2.3. A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGOCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL.
2.4. OS BENIFÍCIOS SOCIOECÔNOMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA.
2.5. A CARGA TRIBUTARIA NO BRASIL X INABILIDADES ADMINISTRATIVAS.
...