Defina as principais demonstrações financeiras
Seminário: Defina as principais demonstrações financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolina06 • 5/4/2014 • Seminário • 423 Palavras (2 Páginas) • 389 Visualizações
• Identificar as principais Demonstrações Financeiras.
• Reconhecer as empresas de grande porte e as empresas de capital aberto.
• Conhecer os requisitos para publicação das demonstrações contábeis.
Demonstrações financeiras são uma apresentação normalizada da situação financeira de uma organização ou indivíduo. As empresas são obrigadas a prestar contas anualmente através das demonstrações financeiras. Existem quatro tipos de demonstrações financeiras:
• Balanço,
• Demonstração de resultados,
• Demonstração de fluxos de caixa e o anexo ao balanço
• Demonstração de resultados.
O balanço representa o património da empresa num dado momento, normalmente o último dia do ano. Nele podemos ver o valor do ativo, do passivo e do capital próprio. A demonstração de resultados quantifica o desempenho durante um período de tempo, normalmente o ano, em termos dos rendimentos, gastos e lucros. A demonstração de fluxos de caixa revela todas as entradas e saídas de dinheiro durante um período de tempo.
As demonstrações financeiras são à base de apuramento dos impostos diretos e são utilizadas por diversos stakeholders (parte interessada ou interveniente) interessados na empresa: investidores, credores, clientes, entre outros.
1.1 Principais Demonstrações Financeiras.
A Lei 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações e é conhecida como Lei das S.A. (Alterada pela Lei 11.638/07 e 11.941/09), que define as Demonstrações Financeiras como sendo os Relatórios Contábeis que retratam o Patrimônio da empresa, assim como a sua situação econômico-financeira.
1.2 Relatórios Financeiros
Além das Demonstrações Financeiras os relatórios contábeis por Lei, a empresa poderá (ou deverá) apresentar outros relatórios Contábeis, tais como a Demonstração de Origens e Aplicações e Recursos, Orçamentos que “relatam o futuro”, um Balanço Social.
1.3 Publicações de demonstrações financeiras
A obrigatoriedade de publicação de demonstrações financeiras pelas sociedades limitadas, de grande porte, tem sido amplamente discutida, desde 2007. Considerada momentânea a exigência legal de publicação, é melhor que essas empresas preparem suas demonstrações financeiras relativas ao ano de 2010 como se fossem ser publicadas até abril.
A questão se iniciou quando a Lei nº 11.638, de 2007, determinou a aplicação das disposições da Lei das S.A. - Lei nº 6.404, de 1976 - sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras, à sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, o que inclui as sociedades limitadas, entre essas normas, existe uma relativa à obrigatoriedade de publicação das demonstrações financeiras. Não obstante, considerando que a que a Lei nº 11.638, de 2007, não menciona expressamente a necessidade de publicação das demonstrações
...