Determinante das taxas de juros
Por: sfpaulo • 16/5/2016 • Tese • 11.522 Palavras (47 Páginas) • 1.469 Visualizações
[pic 1]
Instituto Superior de Tecnologia e Gestão
Direcção Pedagógica
Curso de Economia Monetária e Seguro
DETERMINANTES DA TAXA DE JURO DE MERCADO PARA O CRÉDITO DAS PMEs EM MOÇAMBIQUE (2000-2013)
Trabalho de Licenciatura em Economia Monetária e Seguro
Candidato: José Sebastião Diogo
Supervisor: Dr. Amosse Francisco Ubisse
Boane, Setembro de 2014
Instituto Superior de Tecnologia e Gestão
Direcção Pedagógica
Curso de Economia Monetária e Seguro
DETERMINANTES DA TAXA DE JURO DE MERCADO PARA O CRÉDITO DAS PMEs EM MOÇAMBIQUE
Trabalho de Licenciatura em Economia Monetária e Seguros
Candidato: José Sebastião Diogo
Supervisor: Dr. Amosse Francisco Ubisse
Boane, Setembro de 2014
[pic 2]
Instituto Superior de Tecnologia e Gestão
Direcção Pedagógica
Curso de Economia Monetária e Seguros
Declaração
Declaro por minha honra que esta Monografia que, no presente momento, submeto ao Instituto Superior de Tecnologia e gestão, em comprimento dos requisitos para a obtenção do grau de licenciatura em Economia Monetária e Seguros, nunca foi apresentada para obtenção de qualquer outro grau académico e que constitui o resultado da minha investigação pessoal, tendo indicado no texto e na bibliografia as fontes que utilizei.
O Candidato O Supervisor
___________________________ ____________________________
(José Sebastião Diogo) (Dr. Amosse Francisco Ubisse)
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho aos meus irmãos Orlando Sebastião Diogo e a Maria Madalena Diogo (in memorien). Bem Hajam
AGRADECIMENTOS
O culminar deste sonho é devido em primeiro lugar a Deus, pelo dom da vida. Começo por agradecer a todos os Professores pelo conhecimento transmitido durante os quatro anos de curso e a todos que contribuíram para a elaboração deste trabalho.
Ao meu supervisor, Dr. Amosse Francisco Aubisse, por todo apoio científico, pela disponibilidade e generosidade que demonstrou durante a elaboração deste trabalho, assim como pelas criticas, correcções e sugestões relevantes feitas durante a orientação. O meu profundo obrigado.
A todos meus sobrinhos, em especial ao Sebastião Paulo e Ulices Mavimbe, meus companheiros de batalha, agradeço o tempo e apoio que me dedicaram. Aos meus irmãos Ana Paula Diogo, Paulo Diogo, Maria Júlia Diogo, Sónia Diogo, Diogo Sebastião Diogo agradeço o apoio e motivação que me dedicaram.
Agradeço com devida vénia aos meus pais Sebastião Zefanias Diogo e Verónica José Sanduane, pois, sem eles este trabalho não teria sentido.
Ao meu irmão António Óscar Diogo e sua esposa Ermingalda Neves Diogo juntamente com seus filhos Harrison, Melchyor e Nuney, ficarei eternamente grato pelo apoio, amizade, carinho, dedicação e confiança que depositaram em me durante o curso. Obrigado
Finalmente não me esqueço de agradecer aos meus colegas do curso de Economia Monetária e de Seguros pelas horas que passamos juntos a procura de felicidade e conhecimento em especial ao meu colega Edson Camilo bem como aqueles que não pude referir-me aqui.
Agradeço também a todos aqueles que directa ou indirectamente contribuíra para tornar este sonho possível.
“Nimbonguile”
LISTA DE ABREVIATURAS
ADF: Augmented Dickley Fuller
AIMO: Associação Industrial de Moçambique
AMB: Associação Moçambicana de Bancos
CEMPRE: Censo de Empresas
CPMO: Comité da Politica Monetária
CTA: Confederação das Associações Económicas
FPC: Facilidade Permanente de Cedência
FPD: Facilidade Permanente de Deposito
INE: Instituto Nacional de Estatística
MIC: Ministério de Industria e Comércio
MPD: Ministério de Planificação e Desenvolvimento
MMI: Mercado Monetário Interbancário
PIB: Produto Interno Bruto
PMEs: Pequenas e Médias Empresas
RO: Reservas Obrigatórias
Tx.j.Activa: Taxa de juro activa
Tx.j.Passiva: Taxa de juro passiva
Resumo
O presente trabalho tem como objectivo geral analisar os determinantes da taxa de juro de mercados para o crédito das PMEs obedecendo uma série temporal de 2000-2013, estimou-se a regressão cujo modelo tem como variável dependente a Taxa de juro de mercado e variáveis explicativas: Facilidade Permanente de Cedência (FPC), Facilidade Permanente de Deposito (FPD), Reservas Obrigatórias (RO), Oferta Monetária (M3), Índice de Preço ao consumidor (IPC).
Com recurso ao pacote econométrico STATA 11, foram feitos testes de ADF, cointegração a fim de verificar se as variáveis possuem ou não a raiz unitária, visto que é uma das premissas fundamentais para a regressão do modelo, as variáveis apresentadas no modelo não tem indícios de estacionaridade. Foram realizados testes de significância, teste de abordagem ANOVA concluiu-se que as variáveis apresentadas no modelo todas são estatisticamente significativo para todos níveis de 1%,5% e 10% respectivamente. Por fim foram realizados os testes de Modelo Clássico de Regressão linear (MCRL) a fim de identificar eventos como Multicoliniaridade, heterodestacidade, e autocorrelação, os resultados reportaram que as variáveis apresentam uma grande dispersão em torno da recta o que significa que o erro é heterocedástico.
...