Dissertativa
Por: Patrícia Matos • 29/5/2015 • Dissertação • 413 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
A-) PIB (Produto Interno Bruto). É o um indicador de mensuração de todos os bens, produtos e serviços, ou seja, toda a riqueza que é produzida dentro de um pais ou região. O PIB não contém entrada de verbas de outros países para realizar a mensuração, é somente levado em conta o que é produzido dentro do seu pais, fronteira ou região.
Já o PNB (Produto Nacional Bruto) considera todos os valores enviados e recebidos do exterior, enquanto o PIB leva somente em conta o de sua região.
B-) A política monetária expansionista consiste em aumentar a oferta de moeda, reduzindo assim a taxa de juros básica e estimulando investimentos principalmente no setor privado. Essa política é adaptada em períodos de diminuição de atividade econômica visando aumentar a procura de bens ou serviços e gerar novos empregos.
Já a política monetária contracionista consiste em reduzir a oferta de moeda, aumentando assim a taxa de juros e diminuindo os investimentos no setor privado. Essa modalidade é aplicada quando a economia está sofrendo uma alta inflação, e tem como objetivo reduzir a procura de bens ou serviços e diminuição de preços.
Open Market: Quando o banco central decide reduzir a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser aumentada e a operação de mercado utilizada é a compra de obrigações do tesouro nacional. Comprando esses ativos dos bancos, o banco central está fornecendo moeda à economia, então, a taxa de juros diminui. Esta prática é expansiva.
Ao aumentar a taxa de juros, a oferta de moeda deve ser diminuída e a operação de mercado utilizada é a venda de obrigações do tesouro nacional. Quando ocorre a venda destes ativos aos bancos, o banco central está reduzindo a quantidade de moeda na economia aumentando assim a taxa de juros. Esta prática é contracionista.
Operação de crédito: O Banco Central pode controlar a quantidade de distribuição de linhas de crédito por meio da política de juros, controle de prazos, limites e condições para financiamento.
Operações de redesconto: É utilizado quando os bancos comerciais, apesar de todas as suas previsões de caixa, necessitam de reforço de caixa ou ficam descobertos na compensação de cheque. Nestes casos o banco emite uma nota promissória ao Banco Central e recebe um crédito em sua conta de depósito. Os redescontos são divididos em redescontos especiais que são refinanciamentos de operações específicas previstas por lei. Redescontos de liquidez: o empréstimo de liquidez é uma operação eventual, para cobrir o caixa de bancos com problemas momentâneos de liquidez.
...