ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL
Por: bsxavier12 • 2/8/2016 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 449 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
BÁRBARA DA SILVA XAVIER
JOÃO LEONARDO MACÊDO DE OLIVEIRA
ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL:
QUADRO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Maceió, 2015
BÁRBARA DA SILVA XAVIER
JOÃO LEONARDO MACÊDO DE OLIVEIRA
ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL:
QUADRO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Projeto de pesquisa preliminar apresentado à disciplina de Metodologia Científica do curso de Ciências Econômicas, ministrado pelo prof. Me. Felippe Rocha como pré-requisito para obtenção da nota da segunda avaliação.
Área de concentração: Inovação e Desenvolvimento Econômico.
Maceió, 2015
RESUMO
A inovação, juntamente com sua matéria-prima básica, a criatividade, são consideradas como ferramenta de obtenção de diferencial competitivo, que passaram a ter sua importância cada vez mais reconhecida a partir do final do século XX, para se transformar em verdadeira totalidade na economia globalizada, caracterizada, entre outras coisas, pela grande competitividade. A economia criativa se constitui na mais recente linha de pesquisa dentro do processo de evolução da criatividade e representa um passo a mais na direção da preservação e da maturidade da criatividade como área do conhecimento e também no sentido de uma visão mais ampla, voltada à solução de problemas sociais e formulação de políticas públicas.
Palavras-chave: economia criativa; inovação; competitividade; desafios; desenvolvimento.
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos 6
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4 RESULTADOS E IMPACTOS ESPERADOS
5 PLANO DE ATIVIDADADES E CRONOGRAMA
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
JUSTIFICATIVA
Economia Criativa é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda. A criatividade tem sido apoiada por políticas públicas e tratada como o principal insumo da inovação. No Brasil, a economia criativa, vem ganhando, progressivamente, maior visibilidade nas estratégias de desenvolvimento econômico e social, defendendo a importância de aproveitar as oportunidades geradas pela globalização e pelas mídias digitais como forma de informar e enriquecer a criatividade das pessoas, das indústrias e sua contribuição para o desenvolvimento do país.
2. OBJETIVOS
2.1. Objetivo Geral
Analisar a aplicação e os impactos da economia criativa no Brasil.
2.2. Objetivo Específico
- Verificar o quadro atual da aplicação da economia criativa no Brasil;
- Explicar a importância da economia criativa para o desenvolvimento econômico e social do país;
- Identificar os possíveis desafios ao implantar este tipo de economia;
- Apresentar os motivos que conduzem as pessoas/indústrias a adotarem este modelo de economia.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo Howkins (2001), a economia criativa se baseia sobre a relação entre a criatividade, o simbólico e a economia. Assim, economia criativa é o conjunto de atividades econômicas que dependem do conteúdo simbólico, que inclui a criatividade como o fator mais importante para a produção de bens e serviços. Esta forma permite caracterizar economia criativa como uma disciplina distinta da economia da cultura, que guarda grande relação com aspectos econômicos, culturais e sociais que interagem com a tecnologia e propriedade intelectual numa mesma dimensão, e tem relações de transbordamento muito próximo com o turismo e o esporte.
...