Economia
Por: Aline Prado Machado • 25/4/2016 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Economia
A palavra economia tem sua origem nas palavras gregas “oikos” (fortuna, riqueza, propriedade) e “nomos” (regra, lei, administração), ou seja, envolve a administração, ou forma de exercício, de atividades relacionadas à riqueza, ou seja, à produção e distribuição de bens e serviços necessários aos diversos aspectos da vida humana em sociedade.
Com letra minúscula, economia – uso eficiente de recursos materiais, é justamente o objeto de estudos da Economia, com letra maiúsculo, está a ciência, o campo de estudos que se preocupa com o funcionamento da “economia”.
O que é economia?
É uma ciência que surge a partir de uma questão aparentemente muito simples: a alocação de recursos escassos.
Recursos – entende-se não apenas dinheiro e recursos financeiros, mas também disponibilidade de matéria-prima, trabalhadores, terrenos etc.
Recursos são limitados – Escassez não diz respeito apenas à potencial falta de algo, mas simplesmente à sua limitação, ou seja, ao fato de que esse “algo” não pode ser utilizado irrestritamente, é finito.
Existem alguns bens, indispensáveis a todos nós, e dos quais se pode dispor à vontade, sem que se chegue a uma situação de escassez: os chamados “bens livres”. Exemplo possíveis: ar que respiramos, luz do sol, etc. Com o crescimento da população, os bens livres vão rareando.
Os bens não-livres, caracterizados pela escassez, são chamados de “bens econômicos” - em geral são objeto de troca, e têm um preço no mercado. Exemplos: laranjas, iPhones, Roupa, DVD e etc.
A Economia, em princípio, estuda a alocação de recursos escassos. Ou seja, que estuda como as sociedades dispõe dos recursos existentes, que são, evidentemente, limitados, para tornar disponíveis os bens e serviços necessários à satisfação das necessidades e desejos das pessoas.
...