Economia
Por: felipeferrazr • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 315 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO Curso de Ciências Contábeis
Felipe Ferraz Ridolfi – RA 1167945
PORTIFÓLIO – PRIMEIRA ATIVIDADE – SOCIOLOGIA
Cuiabá 2015
Primeira atividade.
De acordo com Émile Durkheim nós vivemos em uma sociedade que por trás dela existe uma força, ou um fato social que dita as regras de como devemos viver e portar na sociedade. E que não devemos ir contra esses fatos ou seremos repudiados por todos, pois esses fatos são a maneira de convívio na sociedade, não foi alguém que escreveu como regras a serem seguidas, mas sim são fatos sociais que sempre existiram e todas as pessoas a seguem, pois acham que devem ser seguidas para poder viver em sociedade.
Para Max Weber a ação social é o conjunto de ações que todo individuo faz na sociedade individualmente, de acordo com a ação praticada de outros indivíduos. E também é toda ação que o indivíduo faz individualmente e que de alguma forma tem uma ação em outros indivíduos.
Citando agora dois fatos sociais em meu dia a dia: logo cedo quando chego no trabalho temos que dar “bom dia” ao companheiro de trabalho ou então as pessoas terão impressão de que eu estou de mal humor ou não tenho educação, outro exemplo é estar bem vestido para trabalhar, ou terão impressão que sou relaxado. Agora dois exemplos de ação social presente em meu dia a dia: eu trabalho com uma pessoa muito religiosa, então quando estou desanimado com algo, as palavras de fé dela e de positivismo de alguma forma chega até mim e me dá um certo animo para não desistir de algo ou enfrentar dificuldades de cabeça erguida. Outro exemplo de ação social no meu dia a dia é outro companheiro de trabalho que nasceu na família de Contabilista e então motivado por sua família e pelo meio q viveu também veio a ser um Contador.
BIBLIOGRAFIA
BASAGLIA, C. C. P. Sociologia Geral. Batatais: Claretiano, 2013.
...